COMPREENSÃO SOBRE ATITUDES DE ENFRENTAMENTO E SINAIS DE ALARME DA LOMBALGIA POR ESTUDANTES DE PRIMEIRO E SÉTIMO SEMESTRES DOS CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE
Resumo
A lombalgia é uma queixa frequente na população mundial. Os estudantes da área da saúde são suscetíveis em decorrência de rotina com elevada carga horária de estudos. Objetivo: analisar a compreensão dos estudantes da área da saúde sobre as atitudes de enfrentamento e os sinais de alarme da lombalgia. Materiais e métodos: Estudo transversal, descritivo e analítico, realizado em uma universidade pública do nordeste brasileiro, entre outubro de 2022 a junho de 2023, foi elaborado questionário on-line, por meio da ferramenta Google Forms, no formato de pré-teste e pós-teste, contendo seis seções de perguntas, interpostas por uma capacitação acerca do tema. As variáveis investigadas foram referentes a dados sociodemográficos, prevalência de lombalgia, atitudes de enfrentamento e sinais de alarmes. Resultados: 260 acadêmicos participaram da pesquisa, dos quais, a maioria era do primeiro semestre, idade igual ou superior a 21 anos, sexo feminino, cor parda e renda igual ou superior a 1,5 salários-mínimos, não teve conhecimento sobre as atitudes de enfrentamento e os sinais de alarme da lombalgia no pré-teste e passou a tê-lo no pós-teste. O teste inferencial de MacNemar evidenciou que a abordagem sobre o tema influenciou a conduta adequada exigida no pós-teste (p<0,001). Conclusão: a compreensão de atitudes de enfrentamento e sinais de alarme da lombalgia contribuiu para a educação dos estudantes e otimizou condutas de avaliação de pacientes com dor lombar.
Palavras-chave
lombalgia; estudantes; saúde ocupacional; educação em saúde; saúde coletiva.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v23i2.6765
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ISSN: 1517-0276
EISSN: 2236-5362