ROBÓTICA PEDAGÓGICA LIVRE: UMA POSSIBILIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO CIENTÍFICO E DIGITAL

Danilo Rodrigues César, Isabel Cristina Alves daSilva Frade

Resumo


Este artigo tem como objetivo compreender como a Robótica
Pedagógica Livre, a partir da construção de artefatos cognitivos,
pode auxiliar o Letramento Científico e Letramento Digital. O
texto está dividido em quatro partes: Introdução, Da
Alfabetização e Letramento ao Letramento Científico e
Letramento Digital, Atividades de Robótica Pedagógica Livre e
Letramento Científico e Letramento Digital e Considerações
Finais. A metodologia utilizada foi a de abordagem qualitativa e
que utiliza a técnica de observação participante. Na conclusão
destacamos que não basta dar o acesso ao computador, ao celular,
ao tablet, entre outros, é necessário que além do acesso, os
educandos envolvidos nesse processo, aprendam outros recursos
que esses artefatos tecnológicos podem oferecer – como, por
exemplo, a resolução de problemas com algum tipo de algoritmo
disponibilizado por um aplicativo, o uso de alguma linguagem de
programação ou a construção de um artefato robótico; o
conhecimento gerado a partir das informações sobre o
desenvolvimento, utilizações e aplicações dos artefatos
tecnológicos, robóticos e cognitivos construídos nas atividades de
RPL, estão imersos nos processos de LC e LD e podem auxiliar
no aprendizado.


Palavras-chave


Alfabetização. Tecnologias Educacionais Contemporâneas. Robótica Pedagógica. Artefatos Cognitivos

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v22i1.6774

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexado em:

Resultado de imagem para periodicos capes Latindex Colheitadeira Ibict Pkp

 

 

Sumarios DOAJ LivRe Dialnet

 

EBSCO Funadesp

 

Resultado de imagem para crossref

 

 

ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362