REFLEXÕES SOBRE AS JUVENTUDES DO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO E O DIREITO À EDUCAÇÃO
Resumo
Os sujeitos-educandos do sistema socioeducativo somam-se às
juventudes que constituem a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Neste trabalho, desenvolvido pelo viés da Linguística Aplicada,
área considerada (in)disciplinar ao promover diálogos de vários
campos do conhecimento, apresentamos, inicialmente, uma breve
descrição sociopolítica da EJA, estabelecendo relações com
práticas do sistema socioeducativo. Com base em alguns dados
oficiais, investigamos quem são os sujeitos que ingressam no
sistema socioeducativo de Belo Horizonte (BH) e destacamos
elementos do processo de escolarização, articulados com outros
marcadores sociais que os constituem. Os dados analisados
indicam a necessidade de construção de práticas educacionais
específicas que se sobreponham ao caráter punitivo das unidades
socioeducativas, reconhecendo as singularidades dos sujeitos e
apontando para a valorização das múltiplas identidades. Nesse
sentido, compartilhamos algumas aprendizagens construídas a
partir de uma experiência de leitura literária em desenvolvimento
em cinco unidades socioeducativas de BH, a fim de proporcionar
visibilidade aos sujeitos e às práticas pedagógicas que geralmente
são realizadas nas “frestas” de ambientes de restrição e privação de
liberdade. Assim, buscamos contribuir para tornar possíveis na
EJA, modalidade cada vez mais invisível na educação formal,
outras práticas de letramento e outras pedagogias.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v22i1.6776
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ISSN: 1517-0276
EISSN: 2236-5362