RESÍDUOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PERCEPÇÃO DOS FISIOTERAPEUTAS NA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE

Andreza Freire Osório Noronha

Resumo


As atividades desenvolvidas pelo homem geram resíduos, entre esses, um dos mais destacados são os resíduos produzidos pelas áreas da saúde. Os profissionais da saúde devem preocupar-se com resíduos gerados por suas atividades, e desenvolver competências e habilidades específicas. O objetivo desse estudo foi avaliar o conhecimento dos fisioterapeutas lotados nas unidades básicas de saúde da regional VI de Fortaleza-Ceará, acerca dos resíduos de serviço de saúde e suas etapas de manejo, educação ambiental e meio ambiente. Trata-se de um estudo abordagem metodológica mista, com análise qualiquantitativa, abrangendo sobre o desenvolvimento prático do gerenciamento de resíduos de posto de saúde onde haja fisioterapeutas. Os dados foram analisados sob duas perspectivas: uma quantitativa, na qual as informações foram categorizadas conforme as variáveis, sendo calculadas as frequências absolutas e relativas. Para os dados qualitativos realizou-se uma leitura na íntegra de todas as respostas dos questionários. Após esta etapa de exploração do material, os resultados foram sintetizados e feita uma análise crítica e reflexiva com o apoio da literatura e referências. Como resultados encontrados quanto ao perfil dos fisioterapeutas avaliados, obteve- se que a média de idade dos participantes deste estudo foi de 36,83 anos, mediana de 37 anos, variando de 27 a 48 anos. Ao questionar se os profissionais do UAPS 2, obtiveram conhecimento sobre o uso correto e o descarte adequado dos RSS na graduação, 50% responderam “Parcialmente adequado” e 50% “Adequado”. O estudo constatou que existem fragilidades no conhecimento dos fisioterapeutas em relação aos RSS, educação ambiental e meio ambiente.

Palavras-chave


Resíduos de Serviço de Saúde. Meio Ambiente. Educação Ambiental. Fisioterapia

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DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v23i3.6840

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ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362