SAÚDE MENTAL DOS DISCENTES DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM: ANÁLISE DO PERÍODO PANDÊMICO

Maysa Alvarenga Ferreira, Edson Alexandre de Queiroz, Uendel Gonçalves de Almeida, Solange Ferreira das Virgens

Resumo


O objetivo desta pesquisa foi identificar a prevalência de Transtorno Mental Comum (TMC), entre discentes do curso técnico em enfermagem do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), e a sua associação com variáveis sociodemográficas, econômicas e comportamentais, durante o período da pandemia da COVID-19. Trata-se de um estudo observacional, exploratório, do tipo transversal que foi conduzido com os discentes do curso Técnico em Enfermagem do IFNMG. A coleta de dados foi realizada por meio de um instrumento autoaplicável, via Google Forms, mediante a aceitação do termo de consentimento livre e esclarecido. Foram utilizados um instrumento de caracterização sociodemográfica, econômica e comportamental e o Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20), para avaliar a prevalência de Transtorno Mental Comum. Foram feitas análises univariada e bivariadas dos dados por meio de medidas de associações: Teste Qui-Quadrado de Pearson (X), Razões de prevalência (RP) no programa Statistical Package for Social Science (SPSS) versão 20.0. Verificou que a presença de Transtorno Mental comum associou a não praticar atividade física, o uso de psicotrópicos, o tratamento não medicamentoso. Os resultados evidenciam como a pandemia alterou a saúde mental dos discentes. E os resultados colaboram para a construção de políticas públicas voltadas para a saúde mental dos discentes, além da necessidade de construção de novas práticas educacionais mais humanizadas.

Palavras-chave


Saúde Mental. Serviços Escolares de Saúde Mental. Infecções por coronavírus.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v23i3.6847

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ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362