PRÁTICAS CORPORAIS NO CUIDADO INDIVIDUAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Resumo
O presente estudo objetivou relatar a experiência do aconselhamento de práticas corporais no cuidado individual na Atenção Primária à Saúde (APS), produzidas por Professores/Profissionais de Educação Física de uma Residência Multiprofissional em Saúde da Família (RMSF) do município de Salvador-BA. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, na qual a experiência ocorreu entre o período de março de 2022 a julho de 2023. O atendimento individual da Educação Física ocorreu através de demandas identificadas e encaminhadas em espaços como: reuniões de equipe, acolhimentos, atividades coletivas, matriciamentos, visitas domiciliares, educação em saúde e grupos terapêuticos. Os nossos resultados indicaram que os acionamentos da Educação Física por parte dos outros profissionais, ocorreram somente em casos que necessitavam de cuidado em pessoas com doenças crônicas e sobrepeso, focando a prática desse núcleo de atuação no modelo preventivista e biologicista. Também observamos que considerar o grau de escolaridade, compreender o sujeito e o seu contexto de vida, bem como o nível de acessibilidade a instrumentos tecnológicos e a corresponsabilização da saúde, foi fundamental nesse processo, pois permitiu aos Profissionais/Professores de Educação Física ajustarem o aconselhamento das práticas corporais aos usuários. Compreendemos, portanto, a importância do aconselhamento em práticas corporais como ação imprescindível no cuidado à saúde, assim, o professor/profissional de Educação Física (PEF), e outros trabalhadores do cuidado, devem ter sua abordagem consonante com a Clínica Ampliada e a Promoção à Saúde. Dessa forma, é essencial superar práticas assistenciais reducionistas e as prescrições de práticas corporais que não dialogam com as diversas relações que podem interferir na realização do cuidado individual.
Palavras-chave
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v23i3.6852
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ISSN: 1517-0276
EISSN: 2236-5362