Omissão em Notificações: resultado do desconhecimento em Farmacovigilância
doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2013.111.267276

Samir Antonio Rodrigues ABJAUDE, Ariane Cristina Barboza ZANETTI, Luciene Alves Moreira MARQUES, Ricardo Radighieri RASCADO

Resumo


As reações adversas a medicamentos (RAM) constituem um dos graves problemas de saúde pública em vários países, sendo responsáveis por inúmeras hospitalizações, e podendo levar a óbito.  Este trabalho teve como objetivo estudar o conhecimento dos profissionais de saúde sobre farmacovigilância (FV) na cidade de Alfenas - MG, verificar a eficiência deste processo para a detecção de RAM e, também, o conhecimento da população sobre as RAM e as atitudes tomadas diante delas. Tratou-se de um estudo observacional, transversal e descritivo que abordou o conhecimento sobre farmacovigilância e o destino das notificações de RAM ou queixas técnicas. O estudo demonstrou que de 60 profissionais de saúde participantes, 17 responderam corretamente ao significado de farmacovigilância, 34 tinham conhecimento sobre Queixa Técnica, e 44 sabiam o que era RAM. O despreparo dos profissionais de saúde prejudica o recebimento de notificações em farmacovigilância, praticamente inexistentes em Alfenas-MG. Esse estudo também analisou os questionários respondidos pela população em geral, e constatou-se que 79% dos entrevistados não conheciam a farmacovigilância. Verificou-se que a maioria da população desconhecia o que é o serviço de FV. Com relação às dúvidas sobre o uso de medicamentos, os usuários afirmaram recorrer aos profissionais de saúde, sendo que a maioria dos pacientes recorrem ao médico. É importante ressaltar que, embora a indústria farmacêutica seja apontada pela população como a principal responsável pelo medicamento, não há relatos de reclamações para a indústria, demonstrando o desconhecimento da população em relação à notificação espontânea, importante método de segurança do medicamento.


Palavras-chave


Farmacovigilância; Sistemas de Notificação de Reações Adversas a Medicamentos; Vigilância de Produtos Comercializados; Toxicidade de Drogas; Assistência Farmacêutica.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5892/814

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexado em:

Resultado de imagem para periodicos capes Latindex Colheitadeira Ibict Pkp

 

 

Sumarios DOAJ LivRe Dialnet

 

EBSCO Funadesp

 

Resultado de imagem para crossref

 

 

ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362