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Diretrizes para Autores

Atualizada em setembro/2018

 

O periódico SUSTENTARE é uma publicação semestral, que aceita trabalhos científicos originais, escritos em português, inglês e espanhol resultantes de pesquisas voltadas para a área Ciências Ambientais. Entre os autores do trabalho pelo menos um deverá ter título de doutor. Os trabalhos enviados ao SUSTENTARE devem ser inéditos e não terem sido encaminhados simultaneamente a outros periódicos científicos. São considerados, para publicação, artigos científicos, estudos de caso, notas científicas e artigos de revisão.

 

Análise dos artigos

 

A comissão editorial de forma sigilosa e imparcial avaliará se o trabalho está de acordo com as normas do periódico. Se for julgado adequado o trabalho será encaminhado para, pelo menos, dois revisores especialistas da área do artigo. Com base nos pareceres dos revisores, os editores recomendarão o aceite (com ou sem correção) ou a rejeição direta do manuscrito. Não serão aceitos pedidos de reconsideração de pareceres não favoráveis à publicação, nem a solicitação de avaliação por outros revisores.

 

Forma e preparação de manuscritos

O manuscrito deve ter de 12 a 20 páginas, incluindo imagens e referências (formatação tamanho papel A4, margens 2,5 cm superior, inferior, direita, esquerda) e conter ordenadamente a seguinte a estrutura:

 

TÍTULO: deve ser conciso e indicar o seu conteúdo, contendo no máximo 20 palavras escritas em letras maiúsculas, em negrito e centralizado (na segunda coluna conforme Template), tamanho de letra 12.

Nomes dos autores: na coluna esquerda devem vir abaixo da logo do periódico, alinhados à esquerda, escritos sem abreviações, um abaixo do outro (vide TEMPLATE) com o último sobrenome de cada autor em caixa alta. Em Time New Roman, tamanho de letra 10.

Filiação dos autores: abaixo do nome de cada autor deverá constar titulação, vinculação profissional e endereço eletrônico. O nome do autor para o qual toda correspondência deverá ser enviada deve ser assinalado com um asterisco sobrescrito. Em Time New Roman, tamanho de letra 9 e espaçamento entre linhas simples. Se a pesquisa for associada a algum órgão de fomento, isso deve ser especificado nesta nota.

Resumo: O termo Resumo deve vir em letras minúsculas (exceto a inicial), em negrito e alinhado à esquerda na coluna direita da página. Na sequência do termo, redigir uma breve síntese do trabalho apresentando o objetivo, o material e métodos, os principais resultados e as conclusões. O Resumo deve ter de 100 a 250 palavras, não conter citações bibliográficas ou abreviaturas e com espaçamento entre linhas simples. Em Time New Roman, texto com tamanho de letra 10 e espaçamento entre linhas simples.

Palavras chave: apresentar no mínimo três e no máximo cinco Palavras chave diferentes das constantes no título, separadas entre si por ponto e finalizadas por ponto e justificadas. Em Time New Roman, tamanho de letra 10 e espaçamento entre linhas simples.

Abstract: O termo Abstract dever vir em letras minúsculas (exceto a inicial), em negrito e alinhado à esquerda na coluna direita da página. Na sequência do termo, redigir uma breve síntese do trabalho em língua inglesa apresentando o objetivo, o material e métodos e os principais resultados e as conclusões. O Abstract deve ter de 100 a 250 palavras, não conter citações bibliográficas ou abreviaturas e com espaçamento entre linhas simples. Em Time New Roman, texto com tamanho de letra 10 e espaçamento entre linhas simples.

Keywords: apresentar no mínimo três e no máximo cinco Keywords diferentes das constantes no título, separadas entre si por ponto, finalizadas por ponto e justificadas. Em Time New Roman, tamanho de letra 10 e espaçamento entre linhas simples.

INTRODUÇÃO: deve ser breve e relatar o contexto e a justificativa do estudo, apoiados em referências pertinentes ao trabalho e atualizadas. O objetivo deve ser expresso no último parágrafo. A palavra INTRODUÇÃO deve ser alinhada à esquerda e grafada com letras maiúsculas e em negrito. Os parágrafos devem ser apresentados abaixo da palavra INTRODUÇÃO alinhados e justificados. Usar tabulação padrão (1,25 cm) para iniciar cada parágrafo.

MATERIAL e MÉTODOS: deve descrever claramente os procedimentos adotados para a realização do trabalho, de modo que outro pesquisador possa repetir o experimento. É indispensável incluir informações como número de tratamentos, número de repetições e tamanho da unidade experimental, bem como, dos procedimentos estatísticos utilizados durante as análises das variáveis. Referências bibliográficas dos métodos e técnicas empregados podem ser incluídas. O termo MATERIAL e MÉTODOS deve ser alinhado à esquerda, estar em negrito e grafado com letras maiúsculas. Os parágrafos devem ser apresentados abaixo do termo MATERIAL e MÉTODOS alinhados e justificados. Usar tabulação padrão (1,25 cm) para iniciar cada parágrafo.

RESULTADOS e DISCUSSÃO: os resultados devem ser expressos em tabelas ou figuras e escritos no texto de forma direta, sem interpretação subjetiva. A discussão deve apresentar a interpretação dos resultados e o contraste com a literatura, o relato de inconsistências e limitações e sugestões para futuros estudos, bem como a aplicação prática e/ou relevância dos resultados. O termo RESULTADOS e DISCUSSÃO deve ser alinhado a esquerda e grafado com letras maiúsculas e estar em negrito. Os parágrafos devem ser apresentados abaixo do termo RESULTADOS e DISCUSSÃO alinhados e justificados. Usar tabulação padrão (1,25 cm) para iniciar cada parágrafo.

CONCLUSÕES: devem ser elaboradas com base no objetivo e não podem consistir no resumo dos resultados. A palavra conclusões deve ser alinhada à esquerda e grafada com letras maiúsculas e estar em negrito. As conclusões devem ser escritas em parágrafos alinhados e de forma justificada.

Tabelas: devem ser autoexplicativas e com os seguintes elementos: título, cabeçalho, corpo (colunas e linhas) e coluna indicadora dos tratamentos ou das variáveis. Notas de rodapé devem ser digitadas abaixo da tabela, indicadas por letras minúsculas sobrescritas. Para indicação de significância estatística, devem ser utilizados, ns, **, e * para não significativo, significativo a 1% de probabilidade e significativo a 5% de probabilidade, respectivamente. As fontes citadas, na construção de tabelas, e notas eventuais aparecem no rodapé após o fio de fechamento. As tabelas devem ser numeradas consecutivamente em algarismos arábicos. O termo Tabela deve ser grafado com letras minúsculas, exceto a letra inicial, e em negrito. Nas tabelas utilizam-se fios horizontais e verticais para separar os títulos das colunas no cabeçalho e fechá-las na parte inferior, evitando-se fios verticais para separar as colunas e fios horizontais para separar as linhas.

 

Figuras: são consideradas figuras: gráficos, desenhos, mapas e fotografias. As figuras podem ser coloridas e obrigatoriamente estar em formato TIFF ou JPEG com resolução mínima de 300 dpi. Na confecção de gráfico, não usar linhas com menos de 0,1 mm (0,3 pt) de largura. Recomenda-se verificar se todas as linhas e letras dentro das figuras são legíveis no tamanho final. Sua identificação aparece na parte superior precedida da palavra Figura, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto em algarismos arábicos, do respectivo título e/ou legenda explicativa e da fonte, se necessário. O termo Figura deve ser grafado com letras minúsculas, exceto a letra inicial, e estar em negrito.

 

AGRADECIMENTOS: é opcional, devem ser breves e objetivos (máximo duas linhas).

 

-Formatação do trabalho

O texto deve ser digitado em duas colunas no editor de texto Microsoft Word, com espaçamento entre linhas 1,5, exceto resumo, abstract, notas de rodapé, legendas de figuras e tabelas e referências, neste caso ser simples na referência e 1,5 entre a referências. Utilizar Fonte Times New Roman, tamanho 12, exceto resumo, abstract, notas de rodapé, legendas e fontes, que devem ser tamanho 10, e filiação de autores que deve ter tamanho 9, folha formato A4, com margens de 2,5 cm.

 

Citações

Poderão ser citados trabalhos que tenham sido publicadas em periódicos, livros e capítulos de livros. Os autores devem evitar a citação de teses, anais de eventos ou relatórios técnicos e citação de citação.

-As citações devem incluir o (s) sobrenome (s) do (s) autor (s) e a data de publicação.

No parágrafo: Henriques (2017)

Entre parênteses: (HENRIQUES, 2017)

-Nas citações com dois autores deve incluir os dois nomes separados por ";".

No parágrafo: Fadel; Dornelles (2015)

Entre parênteses: (FADEL; DORNELLES, 2015)

-Em citações com três ou mais autores, listar apenas o nome do primeiro autor e utilizar "et al.".

No parágrafo: Reis et al. (2015)

Entre parênteses: (REIS et al., 2015)

-No caso de duas ou mais referências na mesma citação listar em ordem cronológica seguida por ordem alfabética, separadas por ponto e vírgula.

(GUIMARÃES et al., 2012; LOPES et al., 2014; ROCHA et al., 2014; LOBATO et al., 2015)

-No caso de duas ou mais obras do mesmo autor, publicadas no mesmo ano, acrescentar letra minúscula após a data e sem espaçamento.

No parágrafo: Paterniani et al. (2008a)

Entre parênteses: (PATERNIANI et al., 2008b)

 

REFERÊNCIAS

 

A lista de referências deve incluir apenas obras citadas no texto. As referências devem ser ordenadas alfabeticamente pelos nomes dos os autores, separados por vírgula e ponto-e-vírgula, sem numeração. O espaçamento nas referências deve ser simples e entre as referências deixar um espaço vazio, e o alinhamento das referências deve ser à esquerda. Títulos de periódicos não devem ser abreviados. Ao referenciar as obras utilizadas no artigo seguir normas da ABNT conforme exemplos abaixo e modelo.

-Artigo em publicado periódico:

HENRIQUES, A. G. Estratégia Nacional de Educação Ambiental no âmbito dos Recursos Hídricos. Recursos Hídricos, v.38, n.1, p.41– 42, 2017.

REIS, J. A. et al. Seleção de eficiências de tratamento de esgotos a partir da manutenção de equidade entre sistemas de tratamento - uma abordagem para o gerenciamento de bacias. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, v.20, n.4, p. 862 – 871, 2015.

OBS.: quando o artigo tiver mais de três autores indica-se apenas o primeiro seguido do “et al.” NOTA – Em casos específicos (projetos de pesquisa científica, indicação de produção científica em relatórios para órgãos de financiamento etc.), nos quais a menção dos nomes for indispensável para certificar a autoria, é facultado indicar todos os nomes.

-Livro

CARVALHO, I. C. M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004.

-Capítulo de livro:

RIVERA, I. N. G.; PAULA, C. R.; SOUZA, C. P. Microbiologia aquática marinha. In: Melo, I. S.; Azevedo, J. L (Eds.). Microbiologia ambiental. 2. ed. Jaguariuna: Embrapa meio ambiente, p.609-627, 2008.



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Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

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