MÉTODOS DE ESTIMATIVAS DOS PARÂMETROS DA DISTRIBUIÇÃO LOG-NORMAL A 3 PARÂMETROS PARA A PRECIPITAÇÃO MÁXIMA DIÁRIA EM MUNICIPIOS COM MÉDIO A ALTO POTENCIAL EROSIVO
Resumo
Estudos probabilísticos de variáveis hidrológicas, como a precipitação pluvial máxima diária anual, constituem em um importante elemento de apoio para o planejamento e a gestão de recursos hídricos, principalmente no que diz respeito ao estudo de precipitações intensas, as quais apresentam um potencial erosivo. Neste contexto, objetivou-se analisar o desempenho da distribuição Log Normal a 3 parâmetros, os quais foram ajustados pelos Métodos dos Momentos (MM) e da Máxima Verossimilhança (MV), aplicadas sobre as séries históricas de precipitação diária máxima anual de 7 estações pluviométricas em regiões com elevado risco potencial erosivo, em Minas Gerais, obtidas do HIDROWEB/ANA com pelo menos 33 anos de observação. Para a verificação da melhor estimativa dos parâmetros dos métodos utilizados, foram aplicados os testes de aderência de Komolgorov Smirnov, Anderson Darlling e Qui-quadrado. Não se pode identificar qual o melhor método de estimativa dos parâmetros, porém ao se comparar os testes de aderência, o qui-quadrado é o mais restritivo com porcentagens de adequacidade 71,3% para os dois métodos de ajuste, devendo o mesmo ser tomado como base para os estudos, principalmente quando associados ao risco do potencial erosivo de uma precipitação.
Palavras-chave
Distribuição de Probabilidade. Eventos extremos. Testes estatísticos não paramétricos. Método dos Momentos. Método da Máxima Verossimilhança.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5892/st.v1i1.4392
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 2526-690X