Diretrizes para Autores
Podem ser submetidos, à Revista ENSINARE, artigos produzidos por até 5 (cinco) autores, sendo obrigatória a titulação de Doutor a, pelo menos, 1 (um) dos autores.
São aceitos textos em português, inglês ou espanhol.
O trabalho deverá ser submetido exclusivamente através do sistema eletrônico de submissão de artigos, disponível no site da revista http://periodicos.unincor.br/index.php/ensinare/index.
Os Artigos deverão ter, obrigatoriamente, de doze a vinte páginas, incluindo imagens e referências.
Resenhas (de obras publicadas nos últimos dois anos) deverão ter, no máximo, duas páginas.
Para a publicação, os trabalhos deverão ser inéditos e não poderão estar sendo submetidos concomitantemente a outras revistas. Mediante avaliação do Conselho Editorial, a revista reserva-se ao direito de solicitar modificações dos textos a seus autores ou de não publicá-los, caso seja esse o parecer final dos avaliadores, ou quando não adequados às normas. Uma vez submetidos e aprovados para publicação, ficam concedidos à revista todos os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados.
O trabalho poderá conter imagens, gráficos ou tabelas, desde que essas sejam disponibilizadas pelo autor, no próprio texto, com boa definição. Essas imagens deverão ser designadas como figuras, com numeração sequencial e indicação da fonte de onde foram extraídas, no próprio corpo do artigo.
A formatação do artigo deverá obedecer às seguintes normas:
O trabalho deve ser digitado no MS Word, versão 6.0 ou superior, em página de tamanho A4 (21 cm X 29,7 cm), margens 2,5 cm superior, inferior, direita, esquerda e fonte Times New Roman.
1. Título, no alto da página, em negrito, todo em maiúsculas e centralizado (corpo 12, espaço simples);
2. Nome do(s) autor(es), em negrito, uma linha abaixo do título, alinhado à direita e com as iniciais em maiúsculas (corpo 12, espaço simples);
3. Em nota de rodapé vinculada ao(s) nome(s) do(s) autor(es), numerada por 1, devem constar titulação do(s) autor(es), instituição a que é vinculado e e-mail para contato (fonte Times New Roman, corpo 10, espaço simples). Se a pesquisa for associada a algum órgão de fomento, isso deve ser especificado nesta nota.
Observação: o texto deve ser postado com o(s) nome(s) do(s) articulista(s) conforme descrito acima, ficando a cargo dos editores a retirada da autoria para envio aos pareceristas.
4. Resumo em português, de 8 a 15 linhas, uma linha abaixo do nome do autor, com alinhamento justificado (corpo 11, espaço simples); a palavra “RESUMO” deve ser grafada em maiúscula, negritada, seguida de dois pontos.
5. Logo após o resumo, inserir as palavras-chave (de 3 a 5), separadas por ponto e vírgula e com a mesma formatação do resumo; a expressão “PALAVRAS-CHAVE”: dever ser grafada em maiúscula, negritada, seguida de dois pontos.
6. Resumo em uma língua estrangeira (inglês ou espanhol), de 8 a 15 linhas, uma linha abaixo do resumo em português, com alinhamento justificado (corpo 11, espaço simples); a palavra “RESUMO” em língua estrangeira deve estar grafada conforme a língua estrangeira utilizada e em maiúscula, negritada, seguida de dois pontos.
7. Logo após o resumo em língua estrangeira, inserir as palavras-chave no mesmo idioma (de 3 a 5), separadas por ponto e vírgula e com a mesma formatação do resumo; a expressão “PALAVRAS-CHAVE” deve estar grafada conforme a língua estrangeira utilizada e em maiúscula, negritada, seguida de dois pontos.
8. O texto deverá ser iniciado duas linhas abaixo das palavras-chave (em língua estrangeira) e receber alinhamento justificado (corpo 12, espaço 1,5).
Observação: Se o texto for subdividido em seções (numéricas ou titulares), estas deverão estar em negrito, apenas com a iniciação maiúscula (corpo 12, espaço simples), sem paragrafação.
9. No corpo do texto, os parágrafos deverão ter recuo de 1,25 cm, formatado com a tecla TAB.
10. As citações maiores do que três linhas deverão ser destacadas do texto, com distância de 4 cm da margem esquerda, digitadas em corpo 11, sem aspas (espaço simples).
11. As notas explicativas deverão se restringir ao mínimo indispensável (corpo 10, espaço simples) e não podem ser utilizadas para as referências bibliográficas.
12. As referências bibliográficas de citações textuais deverão ser feitas no próprio texto, entre parênteses, conforme os seguintes modelos:
Modelo 1
A leitura dessas obras pode ser formativa “no sentido de que dão uma forma às experiências futuras, fornecendo modelos, recipientes, termos de comparação, esquemas de classificação, escalas de valores, paradigmas de beleza” (CALVINO, 1997, p.10).
Modelo 2
A leitura dessas obras pode ser formativa, pois, segundo Calvino, “dão uma forma às experiências futuras, fornecendo modelos, recipientes, termos de comparação, esquemas de classificação, escalas de valores, paradigmas de beleza” (CALVINO, 1997, p.10).
Observação: Não utilizar expressões “idem, ibidem, op. cit.”. Repetir, sempre que necessário, as referências completas no modelo Chicago (CALVINO, 1997, p. 43).
13. As REFERÊNCIAS do trabalho deverão ser indicadas de modo completo ao final do texto (corpo 12, espaço simples), obedecendo ao seguinte padrão:
Publicações impressas
CALAZANS, M. J.; GARCIA, W.; KUENZER, A. Planejamento e educação no Brasil. São Paulo: Cortez, 1990.
Observação: Caso a obra seja traduzida, especificar sempre o tradutor.
Artigos em publicações avulsas
DOURADO, Luiz Fernandes; PARO, Vítor Henrique (orgs.). Políticas Públicas para a educação básica. São Paulo: Xamã, 2001.
Artigos em publicações periódicas
GRACINDO, Regina Vinhaes. Estado, Sociedade e gestão da educação: novas prioridades, novas palavras de ordem e novos – velhos problemas. In: Revista Brasileira de Política e Administração. v.13, n.1, p.7-18. Porto Alegre: AMPAE, 1997.
Dicionários
AULETE, Caldas. Dicionário contemporâneo da Língua Portuguesa. 3. ed. Rio de Janeiro: Delta, 1980. 5 v.
Dissertações/Teses
OLIVEIRA, Arminda Aparecida de. A ação do gerente pedagógico em Belo Horizonte. 2015. 169 f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública.
Monografias consideradas no todo
BOTO, Carlota. A educação escolar como direito humano de três gerações: identidades e universalismo. Educ. Soc., Campinas, v. 26, n. 92, Especial - Out. 2005. Disponível em: <http://www.ppgp.caedufjf.net/course/view.php?id>. Acesso em: 21 out. 2013
Monografias consideradas em parte
VIV NA, Dirceu. A Gestão Escolar Dentro do Processo Democrático. In: VIV NA, Dirceu. A gestão escolar na educação democrática: construção participativa da qualidade educacional. Londrina, 2008. Disponível em <http://www.escoladegestao.pr.gov.br/arquivos/File/artigos/educacao/a_gestao_escolar_na_educacao_democratica.pdf >. Acesso em 30 nov. 2000.
Legislação
BRASIL. Constituição Federal: República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1988.
BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996. 63p.
BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 02, de 11 de setembro de 2001. Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília: CNE/CEB, 2001. 5f.
Outras referências
Filmes
ALÉM da sala de aula. Direção: Jeff Bleckner. 2011. 1 DVD (95 min).
Músicas
BUARQUE, Chico. Deus lhe pague. Intérprete: Chico Buarque. In: Construção. Rio de Janeiro: Philips (6349 017), c1971. 1 disco sonoro. LP 33 e 1/3 rpm., mono. Lado 1, faixa 1. Samba.
14. As referências mencionadas no item acima deverão ser formatadas com espaço simples e precedidas pela expressão "REFERÊNCIAS" (maiúscula e em negrito), sendo que esta deverá ser colocada uma linha após o final do texto.
No caso de utilização de mais de um texto do mesmo autor, deverá ser repetido o nome, conforme modelo:
ADORNO, T. Tabus. Teoria da semicultura. In: Educação & Sociedade, n. 56, 1996.
ADORNO, T. Tabus. Planejamento participativo como metodologia libertadora. In: AEC. Revista de educação. Ano 24, n. 96, 1995.
15. O trabalho não deverá conter nenhum outro tipo de formatação, além dos aqui mencionados. Textos que não obedeçam às normas da revista não serão avaliados.
Observação: Os textos devem obedecer às novas regras ortográficas da Língua Portuguesa e a revisão é de responsabilidade de seus autores.