A SAÚDE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ANÁLISE DOS CURRÍCULOS DE LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Resumo
O presente trabalho caracteriza-se como uma pesquisa documental que se dedica a investigar a presença e a abordagem da Saúde nos documentos de registro das disciplinas obrigatórias que compõem o currículo de cinco cursos de Licenciaturas em Ciências Biológicas oferecidos por universidades públicas do estado do Rio de Janeiro. Caso a Saúde estivesse prescrita, foi interpretado se havia alinhamento à perspectiva de Educação em Saúde. Para tanto, foi realizada uma leitura exploratória nos currículos das licenciaturas consideradas pelo estudo em busca da palavra-chave saúde. Foram identificados currículos com ausência total de menção à saúde; currículos que mencionam, mas o contato com a saúde faculta à decisão de escolha pelo licenciando; e currículos com menção à saúde. Dentre estes, três realizam a abordagem da saúde segundo sua definição ampla e também com vistas à perspectiva da Educação em Saúde.
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