A SAÚDE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ANÁLISE DOS CURRÍCULOS DE LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Luan da Silva Gustavo, Tatiana Galieta

Resumo


O presente trabalho caracteriza-se como uma pesquisa documental que se dedica a investigar a presença e a abordagem da Saúde nos documentos de registro das disciplinas obrigatórias que compõem o currículo de cinco cursos de Licenciaturas em Ciências Biológicas oferecidos por universidades públicas do estado do Rio de Janeiro. Caso a Saúde estivesse prescrita, foi interpretado se havia alinhamento à perspectiva de Educação em Saúde. Para tanto, foi realizada uma leitura exploratória nos currículos das licenciaturas consideradas pelo estudo em busca da palavra-chave saúde. Foram identificados currículos com ausência total de menção à saúde; currículos que mencionam, mas o contato com a saúde faculta à decisão de escolha pelo licenciando; e currículos com menção à saúde. Dentre estes, três realizam a abordagem da saúde segundo sua definição ampla e também com vistas à perspectiva da Educação em Saúde.


Palavras-chave


Saúde; Licenciatura em Ciências Biológicas; Educação em Saúde; Formação de Professores

Texto completo:

PDF

Referências


BAGNATO, M. H. S. O ensino da saúde nas escolas de 1º grau. Revista Pró-Posições, v. 1, n. 1, p. 53-59, 1990.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa Saúde nas Escolas. Brasília, 2010.

BRASIL. Ministério da Saúde. Relatório da VIII Conferência Nacional de Saúde. Brasília, 1986.

BRASIL. Parecer CNE/CES 1.301/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Ciências Biológicas, 2001.

BRASIL. Parecer CNE/CP 9/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena, 2001.

BRASIL. Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007. Brasília: MEC, 2007.

BRASIL. Resolução CNE/CES 7/2002. Estabelece Diretrizes Curriculares para os cursos de Ciências Biológicas, 2002.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais, Brasília: MEC, 1998.

BUSS, P. O Conceito de Promoção da Saúde e os Determinantes sociais. Agência Fiocruz de Notícias. p. 1-3, 2010.

CANDEIAS, N. M. F. Conceitos de educação e de promoção em saúde: mudanças individuais e mudanças organizacionais. Revista de Saúde Pública, v. 31, n. 2, 1997, p. 209-213.

COLLARES, C. A. L.; MOYSÉS, M. A. A. Educação ou saúde? Educação X saúde? Educação e saúde! Caderno CEDES, n. 15, p. 7-16, 1985.

COSTA, S.; GOMES, P. H. M.; ZANCUL, M. S. Educação em Saúde na escola na concepção de professores de Ciências e de Biologia. Anais... VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Campinas, SP: ABRAPEC, 2011.

FERNANDES, M. H.; ROCHA, V. M.; SOUZA, D. B. A concepção sobre saúde do escolar entre professores do ensino fundamental (1º a 4º séries). Revista História, Ciência, Saúde, Manguinhos, v. 12, n. 2, p. 283-91, 2005.

FOCESI, E. Educação em Saúde na escola: o papel do professor. Revista Brasileira Saúde do Escolar, v. 1, n. 2, p. 4-8, 1990.

FONSECA, J. P. da. Aluno, paciente, cidadão: a saúde escolar em questão. In: CONCEIÇÃO, J. A. N. (Org.). Saúde escolar: a criança, a vida e a escola. São Paulo: Sarvier, 1994. p. 23-32.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GÓMEZ, L. et al. Objetivo 15: Mejorar conocimientos y motivaciones para una conducta saludable. Informe SESPAS. En: La salud pública ante los desafíos de un nuevo siglo. Escuela Andaluza de Salud Pública. Granada, 2000.

GOUVÊA, L.A.V.N. Educação para Saúde na Legislação Educacional no Brasil. Seminário Nacional Estado e Políticas Sociais no Brasil. Cascavel, PR, 2007.

HANSEN, K. S.; PEDROSO, I.; VENTURI, T. A Educação em Saúde na formação inicial docente: análises iniciais de um curso de Biologia e um de Pedagogia. Revista da SBEnBio, n. 7, p. 4359-4371, 2014.

JESUS, R. A.; FIGUEIREDO, G. O. Percepção de professores do ensino fundamental sobre educação em saúde na prática pedagógica de uma escola pública. Anais... XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, SP: ABRAPEC, 2017.

LEONELLO, V. M.; L´ABBATE, S. Educação em Saúde na escola: uma abordagem do currículo e da percepção de alunos de graduação em Pedagogia. Revista Interface, v. 10, n. 19, p. 149-166, 2006.

MOHR, A. A natureza da Educação em Saúde no ensino fundamental e os professores de ciências. 406 f. Tese Doutorado (Educação). Florianópolis: UFSC, 2002.

MONROE, N. B.; LEITE, P. R. R.; SANTOS, D. N.; SÁ-SILVA, J.R. O tema Transversal Saúde e o ensino de Ciências: representações sociais de professores sobre as parasitoses intestinais. Investigações em Ensino de Ciências, v. 18, n. 1, p. 7-22, 2013.

PINHÃO, F.; MARTINS, I. Diferentes abordagens sobre o tema saúde e ambiente: desafios para o ensino de ciências. Ciência & Educação, v. 18, n. 4, p. 819-835, 2012.

SILVA, M. S. da; GARCIA, R. N. A temática saúde nos currículos de cursos de Ciências Biológicas em algumas Instituições de Ensino Superior (IES) da região metropolitana de Porto Alegre. Anais... XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, SP: ABRAPEC, 2017.

VENTURI, T. Educação em Saúde: investigando relações entre Professores e Profissionais da Saúde. 238f. Dissertação de Mestrado (Educação Científica e Tecnológica). Florianópolis: UFSC, 2013.

ZANCUL, M. S.; GOMES, P.H.M. A formação de licenciandos em Ciências Biológicas par trabalhar temas de Educação em Saúde na escola. Revista Ensino, Saúde e Ambiente, v. 4, n. 1, p. 49-61, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.