PESQUISA, ENSINO E SABERES PROFISSIONAIS: EIXOS DA REVISÃO CURRICULAR DE UM MESTRADO PROFISSIONAL DA ÁREA DA EDUCAÇÃO

Viviane Klaus, Ana Lúcia Souza de Freitas, Ana Cristina Ghisleni

Resumo


O artigo discute o processo de revisão curricular de um Mestrado Profissional da área da Educação, realizado ao longo do ano de 2018 e em fase de implantação. A revisão curricular foi realizada a partir de três eixos temáticos: o lugar da pesquisa no Mestrado Profissional; a aula como espaço de produção de conhecimento; e a articulação entre conhecimentos universitários e saberes profissionais. O artigo foi dividido em três seções, que foram organizadas a partir desses eixos. Na primeira seção, são discutidas a dimensão formativa da pesquisa e a identidade do mestrado profissional em gestão educacional enquanto lugar de formação de profissionais pesquisadores, que realizam a reflexão crítica de suas práticas. Na segunda seção, faz-se uma reflexão sobre o ensino e a docência como lugar de acontecimentos pedagógicos, de partilha, construção e produção de conhecimentos, apoiados pela pesquisa. Na terceira seção, são abordados o ensino e as práticas de gestão educacional a partir das relações estabelecidas entre os conhecimentos da formação profissional universitária e os saberes profissionais constituídos no trabalho cotidiano das instituições e sistemas educacionais, aproximando os eixos estabelecidos e ensaiando as continuidades possíveis para o trabalho proposto.


Palavras-chave


Pesquisa. Aula. Conhecimentos universitários. Saberes profissionais. Mestrado Profissional.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRÉ, Marli; PRÍNCIPE, Lisandra. O lugar da pesquisa no Mestrado Profissional em Educação. In: Educar em Revista. n. 63, p. 103-117. Porto Alegre: UFPR, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n63/1984-0411-er-63-00103.pdf

Acesso: 20 dez. 2017

BIESTA, Gert. Para além da aprendizagem: educação democrática para um futuro humano. Tradução de Rosaura Eichenberg. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

CUNHA, Maria Isabel da. Ensino com Pesquisa: a prática do professor universitário. In: Cadernos de Pesquisa. n. 97, p. 31-46. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 1996.

FOUCAULT, Michel. Est-il donc important de penser? In: FOUCAULT, Michel. Dits et écrits IV (1980-1988). Paris: Gallimard, 2006. p. 178-182.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GATTI, Bernardete. Algumas considerações sobre procedimentos metodológicos nas pesquisas educacionais. In: Eccos Revista Científica. v. 1, n. 1, p. 63-79. São Paulo: Uninove, 1999.

HETKOWSKI, Tânia Maria. Mestrados Profissionais Educação: Políticas de implantação e desafios às perspectivas metodológicas. In: Revista Plurais. v. 1, n. 1, p. 10-29. Salvador: UNEB, 2016.

IMBÉRNON, Francisco. Formação Docente Profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2011.

LIMA, Licínio C. Aprender para ganhar, conhecer para competir. Sobre a subordinação da educação na “sociedade da aprendizagem”. São Paulo: Cortez, 2012.

MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: uma questão pública. Tradução de Cristina Antunes. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

PARO, Vitor Henrique. Diretor escolar: educador ou gerente? São Paulo: Cortez, 2015.

PERRENOUD, Philippe et al. (orgs.). As competências para ensinar no século XXI. A formação dos professores e o desafio da avaliação. Tradução de Cláudia Schilling e Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2002.

RIOS, Terezinha Azerêdo. Compreender e Ensinar (Por uma docência da melhor qualidade). São Paulo: Cortez Editora, 2008a.

RIOS, Terezinha Azerêdo. A dimensão ética da aula ou o que nós fazemos com eles. In: VEIGA, Ilma P. (org.). Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas. Campinas, São Paulo: Papirus, 2008b. p. 73-93.

TARDIF, Maurice. Os saberes dos professores. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade et al. Dicionário de trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CD ROM (não paginado).


Apontamentos

  • Não há apontamentos.