PRÁTICA EXPERIMENTAL COMO MOTOR PARA O DESENVOLVIMENTO DE ARGUMENTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Camila Carneiro da Silva, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques

Resumo


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A presente pesquisa teve por objetivo verificar o nível de desenvolvimento de argumentação científica de um grupo de alunos do Ensino Fundamental participantes de um projeto denominado de “clube de ciências” a partir da implementação de uma sequência experimental investigativa (SEI). O percurso metodológico se baseou na abordagem de pesquisa qualitativa buscando vislumbrar o fenômeno em questão por meio do discurso dos alunos participantes. Os resultados pautaram-se na identificação de indicadores de alfabetização cientifica a partir dos argumentos apresentados pelos clubistas, que de maneira geral foram caracterizados como rasos diante da dimensão de conceituação científica dada pela perspectiva de alfabetização científica. Porém, as atividades práticas (experimentais) no ensino de ciências, como método de promoção da alfabetização científica, são ratificadas como necessárias no fazer pedagógico, para além do interesse em aprender, ou seja levar os alunos à compreenderem, de forma contextualizada, conceitos pertinentes as ciências podendo despertar outras competências esperadas no desenvolvimento intelectual dos aprendizes.


Palavras-chave


Ensino de Ciências; Experimentação; Alfabetização Científica; Argumentação científica

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