A PRODUÇÃO DA POLÊMICA NO DEBATE PRÉ-ELEITORAL DE 2018: ESTRATÉGIAS RETÓRICAS E O ENSINO

Renan Mazzola, Fabricio Lage Santana

Resumo


Este artigo tem como objetivo analisar o funcionamento retórico da polêmica na política, especialmente no contexto dos debates televisionados que antecederam as eleições de 2018 e pensar em possibilidades de trabalho em sala de aula. Esse tema possui relevância tanto teórica como social. Teoricamente, ao estudarmos a configuração da polêmica em debates políticos televisionados, estaremos contribuindo para o resgate e para a produtividade da teoria retórica e seus conceitos fundamentais (éthos, pathos, logos, antifonia) no funcionamento da política atual e das campanhas eleitorais brasileiras. Socialmente, este estudo permite a compreensão das configurações da grande mídia, sua relação com as mídias digitais, a influência da mídia nas campanhas eleitorais contemporâneas, o funcionamento do marketing político, etc. O corpus deste estudo é constituído por quatro debates pré-eleitorais de 2018, transmitidos por quatro emissoras de televisão brasileiras: Globo, Record, Band e RedeTV, e estão disponíveis também no Youtube. Nos recortes desses debates, percebemos que há enunciados e personagens que geraram mais polêmicas que outros, possibilitando-nos mapear o funcionamento do éthos dos candidatos - a imagem que um orador constrói de si mesmo quando discursa -, do pathos do auditório  - as emoções despertadas na plateia - e do logos  - o discurso e as estratégias argumentativas selecionadas em cada debate público para o desenvolvimento do pensamento crítico.


Palavras-chave


Debates; Política; Polêmica; Retórica .

Texto completo:

PDF

Referências


AMOSSY, Ruth. O que é polêmica? Questões de definição. In: AMOSSY, R. Apologia da polêmica. São Paulo: Contexto, 2017a. p. 43 -67.

AMOSSY, Ruth. Por uma análise discursiva e argumentativa da polêmica. EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, Ilhéus, n. 13, jan/jun.2017b.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.

BRASIL, L. D. B. Lei 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 26 fev. 2019.

FIORIN, J. L. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2015.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática pedagógica. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

PERELMAN, C.; OLBRECHTS-TYTECA, L. Tratado da argumentação: a nova retórica. Trad. Maria Ermantina de Almeida Prado Galvão. 3a ed. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

RABELO, B. H. Tecnologias digitais da informação e da comunicação e produção de textos dissertativo-argumentativos no ensino médio: da sistematização de buscas ao desenvolvimento da criticidade. 126f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Instituto de Letras e Linguísticas - ILEEL, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.