Políticas Editoriais

Foco e Escopo

 

A Revista MEMENTO é uma publicação científica do Mestrado em Letras: Linguagem, Cultura, Discurso da Universidade Vale do Rio Verde/UninCor (Três Corações – Minas Gerais – Brasil) e visa a divulgar textos acadêmicos de mestrandos e mestres, inseridos em grupos de pesquisa ou em programas de pós-graduação das áreas de Linguística e Estudos Literários,  sem custo algum para seus articulistas e leitores.


 

Políticas de Seção

Artigos

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos Dossiê “Análise do discurso político / Literatura e política”

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Seção Varia

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos enviados serão recebidos pela Comissão Editorial, que irá submetê-los a um Conselho Editorial, composto por pesquisadores doutores, que avaliarão os artigos a partir de critérios estabelecidos pela Comissão, a seguir explicitados.

Cada trabalho é submetido a dois pareceristas do Conselho Editorial. Havendo divergência entre eles na indicação para publicação, o trabalho é submetido à avaliação de um terceiro parecerista, na qual a Comissão se baseará para decisão final sobre a publicação. A Comissão Editorial dará ciência aos autores sobre o conteúdo total ou parcial dos pareceres emitidos sobre o trabalho, garantindo o anonimato dos pareceristas, uma vez que os pareceres são de uso interno da Comissão.

Diante de pareceres positivos, mas que indiquem a necessidade de reformulações pontuais, o autor terá um prazo para proceder aos ajustes necessários. Autores de trabalhos recusados serão incentivados a uma nova submissão, não cabendo a reconsideração dos pareceres emitidos à versão avaliada do trabalho.

Os autores serão notificados da aceitação ou recusa dos seus artigos, não havendo, a priori, um prazo definido para essa comunicação, em razão do processo de avaliação.

 

Periodicidade

A Revista Memento tem periodicidade semestral. Os artigos enviados e aprovados serão publicados coletivamente, por ocasião do fechamento de cada número.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.