Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Memento?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores

Atualizada em maio/2019

Apresentação

A Revista Memento aceita artigos escritos por, no máximo, dois autores. Os autores devem ser mestrandos ou mestres (não serão aceitos artigos de doutorandos e doutores). São aceitos apenas textos em língua portuguesa.

O trabalho deverá ser submetido exclusivamente através do sistema eletrônico de submissão de artigos.

Artigos deverão ter, obrigatoriamente, de quatorze a vinte páginas, incluindo imagens e referências (formatação tamanho papel A4, margens 2,5 cm superior, inferior, direita, esquerda).

Para a publicação, os trabalhos deverão ser inéditos e não poderão estar sendo submetidos concomitantemente a outras revistas. Mediante avaliação do Conselho Editorial, a revista reserva-se o direito de pedir modificações dos textos a seus autores ou de não publicá-los, caso seja esse o parecer final dos avaliadores ou quando não adequados às normas. Ficam concedidos à revista todos os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados.

O trabalho poderá conter imagens, gráficos ou tabelas, desde que essas sejam disponibilizadas pelo autor, no próprio texto, com boa definição. Essas imagens deverão ser designadas como figuras, com numeração sequencial e indicação da fonte de onde foram extraídas, no próprio corpo do artigo.

A formatação do texto do artigo deverá obedecer às seguintes normas:

1 – Título, no alto da página, negritado, todo em maiúsculas e centralizado (fonte Times New Roman, corpo 12, espaço simples);

2 - Nome do autor, negritado, uma linha abaixo do título, alinhado à direita e com as iniciais em maiúsculas (fonte Times New Roman, corpo 12, espaço simples);

Observação: o texto deve ser postado com o(s) nome(s) do(s) articulista(s) conforme descrito acima, ficando a cargo dos editores a retirada da autoria para envio aos pareceristas.

3 – Em nota, numerada por 1, devem constar titulação do autor e instituição a que é vinculado, e-mail para contato e link de acesso ao lattes atualizado (fonte Times New Roman, corpo 10, espaço simples).

  • Se a pesquisa for associada a algum órgão de fomento, isso deve ser especificado nesta nota.

4 – RESUMO em português de 8 a 15 linhas, uma linha abaixo nome do autor, com alinhamento justificado (fonte Times New Roman, corpo 11, espaço simples); a palavra “RESUMO” dever vir em maiúscula, negritada, seguida de dois pontos.

5 – Logo após PALAVRAS-CHAVE: 3 a 5, separadas por ponto e vírgula.

6 – RESUMO em uma língua estrangeira (inglês, francês ou espanhol) de 8 a 15 linhas, uma linha abaixo do resumo em português, com alinhamento justificado (fonte Times New Roman, corpo 11, espaço simples); a palavra “RESUMO” deve estar grafada conforme a língua estrangeira utilizada e vir em maiúscula, negritada, seguida de dois pontos.

7 - Logo após PALAVRAS-CHAVE (em inglês, francês ou espanhol): 3 a 5, separadas por ponto e vírgula.

8 - O corpo do texto deverá vir duas linhas abaixo de PALAVRAS-CHAVES (em língua estrangeira), receber alinhamento justificado (fonte Times New Roman, corpo 12, espaço 1,5), com espaçamento zero antes e depois do parágrafo.

Observação: Se o texto for subdividido em seções (numéricas ou titulares), estas deverão estar em negrito, apenas com a iniciação maiúscula (fonte Times New Roman, corpo 12, espaço simples) sem paragrafação. Não usar numeração automática. Não numerar Introdução e Conclusão.

9 - No corpo do texto, os parágrafos deverão ter recuo de 1,25 cm, formatado com a tecla TAB;

10 - As citações maiores do que três linhas deverão ser destacadas do texto, com distância de 4 cm da margem esquerda, digitadas em corpo 11, sem aspas (espaço simples);

  • Se as citações feitas tiverem qualquer destaque original do autor, isso deve ser referido ao final, utilizado a expressão grifo do autor ou grifos do autor.
  • Se, na citação, o autor do artigo quiser destacar algo, isso deve ser feito em negrito, mantendo a expressão grifo meu ou grifo nosso ou grifos meus ou grifos nossos.

11 - As notas explicativas deverão se restringir ao mínimo indispensável (fonte Times New Roman, corpo 10, espaço simples) e não podem ser utilizadas para as referências bibliográficas);

Observação: citações em língua estrangeira, no próprio corpo do texto, devem vir traduzidas para a língua portuguesa em nota.

12 - As referências bibliográficas de citações textuais deverão ser feitas no próprio texto, entre parênteses, conforme os seguintes modelos:

 

Modelo 1

No interior da cidade planificada destacava-se, portanto, uma cidade letrada que "compunha o anel protetor do poder e o executor de suas ordens" (RAMA, 1985, p. 43), não deixando de constituir, ela própria, também uma forma de poder.

 

Modelo 2

No interior da cidade planificada destacava-se, portanto, uma cidade letrada que, segundo Rama, “compunha o anel protetor do poder e o executor de suas ordens” (RAMA, 1985, p. 43), não deixando de constituir, ela própria, também uma forma de poder.

Observação:

  • Não utilizar expressões “idem, ibidem, op. cit.”. Repetir, sempre, as referências completas no modelo Chicago (RAMA, 1985, p. 43).
  • Não usar itálico para destaques. O itálico só deve aparecer em título de obras ou palavras e expressões estrangeiras.
  • Caso seja necessário destacar algum trecho, usar negrito.

13 – As REFERÊNCIAS do trabalho deverão ser indicadas de modo completo ao final do texto (fonte Times New Roman, corpo 12, espaço simples), obedecendo ao seguinte padrão:

Livros:

AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. Dicionário teórico e crítico de cinema. Trad. Eloisa Araújo Ribeiro. Campinas: Papirus, 2003.

Capítulo de livro:

COSTA LIMA, Luiz. Machado e a inversão do veto. In: _____. O controle do imaginário:razão e imaginação nos tempos modernos. 2.ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1989, p. 241-261.

Artigo em publicações periódicas:

PEREIRA, Cilene Margarete. De mulheres e malandros: o samba de Geraldo Pereira (e outros sambas). Recorte, Três Corações, v. 10, n. 2, jun./dez. 2013, p. 1-19, 2013. Disponível em: <http://www.revistas.unincor.br/index.php/recorte/article/view/1117>. Acesso em: 15 de jul. de 2017.

Disco:

CALCANHOTTO, Adriana. O micróbio do samba. [CD]. Rio de Janeiro: Gravadora Sony Music, 2011.

Filme:

BABILÔNIA 2000. Direção: Eduardo Coutinho. Brasil: 2000. 80 min. color.

14 - As referências mencionadas no item acima deverão ser formatadas com espaço simples e precedidas pela expressão "REFERÊNCIAS" (maiúscula negritada), sendo que esta deverá ser colocada uma linha após o final do texto.

No caso de utilização de mais de um texto do mesmo autor, deverá ser repetido o nome, conforme modelo:

ALENCAR, José de. Iracema. 15ª Ed. São Paulo: Ed. Ática, 1986.

ALENCAR, José de. Senhora. 23ª Ed. São Paulo: Ed. Ática, 2000.

Nas REFERÊNCIAS deverão constar apenas as citadas de modo direto ou indireto no artigo.

15 - O texto não deverá conter nenhum outro tipo de formatação, além dos aqui mencionados. Textos que não obedeçam às normas da revista, dispostas aqui, não serão enviados para avaliação.

OBS.: Os textos devem obedecer às novas regras ortográficas da Língua Portuguesa e a revisão e conteúdo é de responsabilidade de seus autores.

E-mail: revistamemento@unincor.edu.br

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está com espaçamento de 1,5 entre linhas; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.