AFINAL, O QUE É LITERATURA? UMA ANÁLISE SOBRE O QUE NOS DIZEM OS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS

Márcia Ione SURDI, Rosane Natalina Meneghetti SILVEIRA, Graziely RACHELLE

Resumo


Neste artigo, propomo-nos analisar como professores dos Anos Iniciais discursivizam sua concepção de literatura. Apresentamos resultados de uma pesquisa concluída em 2014/01, “O espaço da literatura nos anos iniciais: o processo pedagógico e a constituição de sujeitos-leitores”, financiada com recursos do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior. Objetivou analisar qual o espaço da literatura nos anos iniciais e como esse trabalho tem contribuído na constituição de leitores, tomando-se como base teórica as orientações apresentadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. De cunho qualitativo, a investigação foi desenvolvida em escolas municipais e privadas de Chapecó - SC. Foram sujeitos de pesquisa professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, graduados em Pedagogia. O levantamento de dados foi realizado por meio da aplicação de questionários, composto por perguntas abertas e fechadas. No processo de leitura e análise de dados, observamos que ao conceituar o que é literatura, alguns professores marcaram suas respostas com expressões que remetem ao lúdico e outros atribuíram uma função utilitário-pedagógica. A concepção de literatura que está subjacente às falas dos professores  nos indicam o modo como o texto literário tem entrado em sala de aula, ora para divertir, ora como pretexto para outras práticas. 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



ISSN  1807-9717


Indexado em:

                                        Capes    Latindex     Pkp     Ibict     Sumarios
     
 
                                                     DOAJ      LivRe           Dialnet
   
                               EBSCO     Funadesp      
                               Harvester