IDENTIFICAÇÕES CULTURAIS NA (DA) AMAZÔNIA BRASILEIRA: O OLHAR ARTÍSTICO DAS PERSONAGENS RAIMUNDO, ARANA E TRAJANO MATTOSO, DO ROMANCE CINZAS DO NORTE, DE MILTON HATOUM

Lorena de Carvalho Penalva (UFMG), Rodrigo Vieira Ávila de Agrela (UEMG)

Resumo


No presente artigo, visamos a analisar os processos de construção da identidade cultural da (na) Amazônia brasileira, a partir do romance Cinzas do Norte (2005), de Milton Hatoum. Para tanto, observamos as concepções e produções artísticas das personagens Mundo, Arana e Trajano, com o intuito de perceber a configuração da subjetividade amazônica. Hatoum, nesse romance, propaga o drama dos homens diante das injustiças de outros homens e a violência dos sistemas político e econômico que não consideram as vozes dos povos da Amazônia, sejam eles ribeirinhos, moradores da periferia de Manaus, índios, caboclos, peixeiros. A proposta tem como base teórica autores que dialogam com os Estudos Culturais e com a crítica pós-colonial contemporânea, como Bhabha, Hall, Canclini, Yúdice, entre outros, por acreditarmos que esses críticos desenvolvem pesquisas no sentido de desconstruir, ou melhor, desestabilizar valores e arquétipos ocidentais hegemônicos.


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ISSN  1807-9717


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