POR QUE OS TEXTOS CHISTOSOS SÃO ENGRAÇADOS? ANÁLISE PRAGMÁTICO-COGNITIVA DA CONSTRUÇÃO DO HUMOR EM PIADAS

Nathalia Luiz de Freitas

Resumo


Partindo de uma perspectiva pragmático-cognitiva informada pela Teoria da Relevância (TR), o presente trabalho analisa, preliminarmente, os mecanismos pragmático-cognitivos capazes de desencadear o humor em textos chistosos. Para tanto, selecionou-se duas piadas que foram analisadas de acordo com os conceitos de relevância, ambiente cognitivo, suposições, mecanismo dedutivo não-demonstrativo, contexto cognitivo e inferência, ambos pertencentes ao arcabouço teórico da TR. As análises realizadas possibilitaram observar que, para a construção dos efeitos de humor, estão envolvidos mecanismos cognitivos e pragmático-inferenciais complexos que podem dificultar ou mesmo impossibilitar a compreensão de textos humorísticos. Cumpre ressaltar que a Teoria da Relevância revelou-se eficaz expediente para estudos pragmático-cognitivos sobre piadas.


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ISSN  1807-9717


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