O LIVRO DIDÁTICO EM UMA COMUNIDADE DE REMANESCENTES QUILOMBOLAS: UM ESTUDO DE CASO

Alessandra Alves de Carvalho Nogare

Resumo


O objetivo deste artigo é analisar se o livro didático de História adotado em uma comunidade de remanescentes quilombolas existente em uma cidade do sul de Minas Gerais2, para o 5º ano do Ensino Fundamental I, cumpre o que determina a lei 10.639/03, que prevê o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira em todas as instituições de ensino, públicas ou privadas. O livro didático é de extrema importância na escola, principalmente na pública, pois veicula “verdades”, e por esta razão, os discursos propagados devem ser cuidadosamente observados para a não construção de estereótipos negativos contra determinadas raças/etnias. Faremos uso do arcabouço teórico da Análise do Discurso francesa para comprovarmos a hipótese de não cumprimento dessa lei e da construção de estereótipos negativos contra o negro, colaborando para a não manifestação cultural desse grupo étnico na cidade em questão.
PALAVRAS-CHAVE: Livro didático; Lei 10.639/03; Estereótipos; Análise do Discurso.


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ISSN  1807-9717


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