O QUE NOS DIZEM AS IMAGENS EM NARRATIVAS MULTIMÍDIA DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA

Marina Morena dos Santos e Silva

Resumo


Este trabalho apresenta uma pesquisa de caráter exploratório, que teve como objetivo geral compreender o papel das imagens nas narrativas multimídia de aprendizagem de língua inglesa à luz da teoria da Semiótica Visual (KRESS e van LEEUWEN, 1996). Para isso, foram selecionadas e analisadas as imagens de 10 narrativas, que integram o corpus do projeto AMFALE da Faculdade de Letras da UFMG e estão disponíveis no site do projeto. O trabalho analisa quais são as imagens mais recorrentes, qual a origem dessas imagens e o que elas representam em relação às histórias de aprendizagem e em relação ao contexto escolar e cultural. Os dados revelam que os alunos utilizam imagens relacionadas não apenas ao ambiente escolar, mas também ao ambiente familiar e a artefatos culturais - elementos que influenciaram no processo de aprendizagem da língua inglesa.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



ISSN  1807-9717


Indexado em:

                                        Capes    Latindex     Pkp     Ibict     Sumarios
     
 
                                                     DOAJ      LivRe           Dialnet
   
                               EBSCO     Funadesp      
                               Harvester