LETRAMENTO E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: TÁTICAS PARA A ARTICULAÇÃO DE SABERES TEÓRICOS E PRÁTICOS EM SALA DE AULA

Silvio Nunes da Silva Júnior (UFAL)

Resumo


Situado numa Linguística Aplicada Indisciplinar (MOITA LOPES, 2006, 2009), esse texto se propõe, a partir da noção de tática (DE CERTEAU, 2009), a desenvolver olhares para o ensino de língua portuguesa onde se possam relacionar as modalidades de linguagem (oralidade e escrita) com os contextos sociais/locais dos alunos, o que remete às práticas de letramento (STREET, 1984, 1995, 2008; ROJO, 2008, 2009). No plano teórico, discute-se acerca da noção de tática e dos estudos sobre letramento pautando-se na concepção dialógica de linguagem (BAKHTIN, 1998, 2003, 2010). Após isso, analisa-se uma proposta de atividade de livro didático e, através dela, tecem-se considerações sobre as suas brechas que atribuem espaço para o desenvolvimento de táticas, as quais servem/irão como encaminhamentos para a prática docente.

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ISSN  1807-9717


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