ARGUMENTAÇÃO E EMOÇÃO NO DISCURSO JORNALÍSTICO: A CONSTRUÇÃO DO ETHOS DE BERTRAND CANTAT NA CAPA DE LES INROCKUPTIBLES
Resumo
RESUMO: O presente trabalho faz algumas reflexões acerca da construção argumentativa da capa da revista francesa Les Inrockuptibles publicada em 11 de outubro de 2017. A partir do ethos de Bertrand Cantat, nosso principal objetivo foi identificar os efeitos patêmicos possíveis no discurso da revista. Para tanto, nosso referencial teórico-metodológico se valeu das reflexões de Amossy (2005, 2006), no que diz respeito à noção de ethos, o conceito de efeitos patêmicos possíveis de Charaudeau (2007) e o quadro de análise das imagens fixas proposto por Mendes (2013) para a análise da macrodimensão retórico-discursiva dos elementos icônicos que compõem a capa. Pretendemos demonstrar que, apesar de haver uma tentativa clara da revista de suscitar efeitos de simpatia e compaixão por Bertrand Cantat em sua reapresentação à vida pública, a capa não conseguiu dissociar a nova imagem proposta daquela previamente partilhada sobre o cantor.
PALAVRAS-CHAVE: Argumentação; Emoção; Efeitos Patêmicos; Discurso jornalístico; Les Inrocks.
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ISSN 1807-9717
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