GÊNEROS TEXTUAIS: PRÁTICA DIDÁTICA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Resumo
Resumo: Este artigo representa o projeto de leitura e produção textual que foi realizado no período do ano de 2010 no curso de Licenciatura em Letras habilitação Português-Inglês da Faculdade Santa Amélia. A justificativa deste trabalho foi apresentar os gêneros textuais como recurso de interação às práticas de leitura e escrita nas aulas de Língua Portuguesa no ensino fundamental. O desenvolvimento do projeto buscou observar a importância de estabelecer a funcionalidade deles nas práticas escolares para o desempenho do processo sócio discursivo dos alunos. O propósito do projeto foi definido pelas características das práticas de linguagem dos gêneros junto as atitudes de prática social que emergem dos seus respectivos enunciados. Para esta perspectiva, o projeto teve como objetivo geral identificar os gêneros textuais aos alunos como prática de interação textual. De acordo com a temática meio ambiente foi estudado o gênero carta através do procedimento teórico-prático de uma sequência didática. Com relação a esse recurso didático foram observados os mecanismos textuais que visam a interação do aluno junto ao processo de produção do gênero em questão. A metodologia deste trabalho observou uma sequência de momentos nos quais ficou constatada a aproximação dos alunos ao reconhecimento do objeto de estudo.
Palavras-chave: Gêneros textuais; Prática social; Sequência didática; Língua Portuguesa.
Texto completo:
PDFApontamentos
ISSN 1807-9717
Indexado em: