GÊNEROS TEXTUAIS: PRÁTICA DIDÁTICA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Aguinaldo Monteiro

Resumo


Resumo: Este artigo representa o projeto de leitura e produção textual  que foi realizado no período do ano de 2010 no curso de Licenciatura em Letras habilitação Português-Inglês da Faculdade Santa Amélia. A justificativa  deste trabalho  foi   apresentar os gêneros textuais como recurso de interação às práticas de leitura e escrita nas aulas de Língua Portuguesa no ensino fundamental. O  desenvolvimento do projeto buscou observar a importância de estabelecer a funcionalidade deles nas práticas escolares para o desempenho do processo sócio discursivo dos alunos. O propósito do projeto foi definido pelas características  das  práticas  de linguagem  dos  gêneros junto as atitudes de prática social que emergem dos seus respectivos  enunciados. Para esta perspectiva, o projeto teve como objetivo geral identificar  os gêneros textuais aos alunos como prática de interação textual. De acordo com a temática meio ambiente foi estudado o gênero carta através do procedimento teórico-prático de uma sequência didática. Com relação a esse recurso didático foram observados os mecanismos textuais que visam a interação do aluno junto ao processo de produção do  gênero em questão. A metodologia deste trabalho observou uma sequência de momentos nos quais ficou constatada a aproximação dos alunos ao reconhecimento do objeto de estudo.

 

 

Palavras-chave: Gêneros textuais; Prática social; Sequência didática; Língua Portuguesa.


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ISSN  1807-9717


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