AS MULHERES TRANSEXUAIS NO CONTEXTO DO ENEM: UM ENFOQUE A PARTIR DA GRAMÁTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL E DA TEORIA DE REPRESENTAÇÃO DOS ATORES SOCIAIS
Resumo
RESUMO: O objetivo desta pesquisa foi investigar, do ponto de vista linguístico-discursivo, a construção da representação de mulheres transexuais a partir de recursos linguísticos utilizados por elas no contexto da prova do Exame Nacional do Ensino Médio, manifestado no discurso das próprias na mídia eletrônica. Para isso, utilizamos cinco reportagens retiradas da web que relatam preconceito contra essas mulheres na aplicação do exame durante os anos de 2014 a 2017, período de implantação da medida que assegura o uso do nome social. Na análise, as escolhas léxico-gramaticais no texto foram consideradas sob a óptica da Gramática Sistêmico-Funcional, proposta por Halliday e Matthiessen (2004; 2014), focalizando-se a metafunção ideacional, pelo Sistema de Transitividade; já as representações discursivas das envolvidas nos fatos relatados foram consideradas de acordo com a categorização proposta pela Teoria de Representação dos Atores Sociais (VAN LEEUWEN, 1997; 2008). Os resultados indicam que as mulheres transexuais expressam discursivamente duas características macro da sua representação: 1) a posição de resistência desses atores sociais - evidenciada nos processos materiais e verbais através da representação por inclusão ativa -, e 2) a posição de grupo submisso a uma estrutura de dominação - materializada pelos enunciados mentais e relacionais e expressa nas evidencias linguístico-discursivas da representação por inclusão passiva.
Palavras-chave: Gramática Sistêmico-Funcional; Representação dos Atores Sociais; Mulheres transexuais.
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ISSN 1807-9717
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