O GÊNERO DO DISCURSO PELOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Mariana Silva Santos (UEM), Vilma da Silva Araujo (UEM)

Resumo


: Esse trabalho tem como objetivo analisar os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa do terceiro e quarto ciclos (1998)[1], os quais influenciaram pontualmente vários dos docentes em incumbência pela educação da atual geração, a fim de compreender a razão da crítica contínua quanto à perpetuação do ensino tradicional de português enfaticamente em certas regiões do Brasil, em que há o realce, às vezes exclusivista, da gramática normativa. A hipótese levantada é que esses documentos, embora promovam o texto como unidade de ensino, em suas próprias proposições, deem abertura para essas aulas mascaradas, em que o gênero aparece como central apenas nos discursos vinculados dos docentes e dos textos parametrizadores, resultando em um trabalho contraproducente em sala de aula. Para que tal hipótese seja verificada propõe-se a análise dos PCNs, em paralelo a discussões sobre o conceito de gênero proposto por Mikhail Bakhtin (1997).


[1] Durante o trabalho os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa do terceiro e quarto ciclo serão referenciados apenas pela sigla PCNs.


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ISSN  1807-9717


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