EMPODERAMENTO FEMININO? A PRODUÇÃO DE SENTIDOS EM VÍDEOS PUBLICITÁRIOS DE AVON E BOMBRIL
Resumo
Este artigo sintetiza os resultados da dissertação de mestrado que teve como objetivo investigar como os recursos verbais e visuais, empregados em vídeos publicitários, projetam sentidos sobre empoderamento feminino e quais seriam estes sentidos produzidos. A pesquisa teve como corpus vídeos publicitários da Avon e da Bombril lançados, respectivamente, em junho e julho de 2017, e em março de 2011 e agosto de 2015, e veiculados na televisão e na internet (sites próprios, canais no YouTube e redes sociais). Identifica-se a ideia de feminilidades que está sendo construída nos discursos multimodais, considerando o vídeo publicitário como objeto e o empoderamento feminino como tema. A pesquisa se justifica pela relevância da representação e diversidade femininas (feminilidades), e à urgência em se discutir o tema empoderamento feminino, cada dia mais popular e explorado pela mídia. Definiu-se, como quadro teórico da Linguística, as teorias do Círculo de Bakhtin, em especial, a noção de signo ideológico, enunciado concreto e gêneros do discurso e, para tanto, utiliza-se a metodologia qualitativa de abordagem descritiva e documental. Explora-se a hipótese de que tais vídeos mobilizam, em sua dimensão verbal e visual, sentidos distintos sobre empoderamento feminino, que tanto podem reforçar modelos sociais e estereótipos de gênero, assim como abrir para novas formas de identificação do feminino na sociedade brasileira.
Palavras-chave
Análise do Discurso; Produção de Sentidos; Empoderamento Feminino; Feminilidades; Vídeo Publicitário.
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ISSN 1807-9717
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