A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DO ALUNO ADOLESCENTE NO DOCUMENTÁRIO PRO DIA NASCER FELIZ, DE JOÃO JARDIM
Resumo
O documentário Pro Dia Nascer Feliz, de João Jardim, a respeito da educação no Brasil, possibilitou observarmos a apresentação, a representação e a construção da juventude, em especial, do aluno adolescente, exibido nas cenas selecionadas. Esse artigo traz a síntese da pesquisa, caracterizada como bibliográfica e interpretativa, apresentada no ano de 2019, no curso do Mestrado em Letras na Universidade Vale do Rio Verde- UNINCOR, com o objetivo de analisar como o referente aluno adolescente é construído e reconstruído nos recortes de cenas do documentário. Esta pesquisa ancora-se nos pressupostos da Linguística Textual (LT), evocando considerações sobre referenciação, o texto e a textualidade; “O documentário: um gênero audiovisual” e estratégias de construção da imagem do aluno adolescente no documentário Pro dia nascer feliz. Verificamos, a partir dos objetivos propostos, que a educação transforma-se no decorrer dos anos. Muda-se o currículo, capacitam-se os docentes, reformase a parte física, mas não se tem um olhar para o aluno adolescente. Nessa fase, o jovem vive em conflitos com a escola, a família e a sociedade. Portanto, a comunidade escolar deve valorizar o aluno adolescente nas suas especificidades, viabilizando a comunicação e a interação no contexto escolar.
Palavras-chave
Aluno adolescente; Documentário; Documentário Pro dia nascer feliz; Linguística Textual; Texto.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 1807-9717
Indexado em: