AQUILO QUE SE ESPALHA, ADOECE E MATA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A MORTE E O MORRER NO CONTO "METÁSTASE" DE RODRIGO LACERDA
Resumo
Rodrigo Lacerda é um escritor contemporâneo e premiado dentro da cena literária brasileira. Em seu último livro de contos, Reserva natural (2018), consta um conto sobre a morte. “Metástase” é um conto, com mesclas de ensaio, sobre um homem com um tumor maligno no cérebro – um glioblastoma – e que a partir desse fato começa a olhar a vida com outros olhos, fazendo uma digressão aos seres microscópicos, que mesmo perdendo acabam produzindo e multiplicando, até chegar na situação dos sujeitos e sua relação com a morte, sentida na forma do assombro, e que para o narrador se faz uma construção necessária. Então, este artigo tem o intuito de analisar como se dá essa relação de um homem enfermo diante da morte e da certeza de que vai morrer, como isso coloca em pauta questões envolvendo a animalidade, a relação com a dor de estar prestes a morrer e com as categorias de mecanismos de defesas que circundam todo o conto.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo?. In: _____. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Tradução de Vinicius Nicastro Honesko. Santa Catarina: Argos, 2009. p. 25-54.
ARIÈS, Philippe. História da morte no Ocidente: da Idade Média aos nossos dias. Tradução de Priscila Viana de Siqueira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2017.
BATAILLE, Georges. O erotismo. Tradução Fernando Scheibe. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
GARRAMUÑO, Florencia. Frutos Estranhos: sobre a inespecificidade da estética contemporânea. Rio de Janeiro: Rocco, 2014.
GOTLIB, Nádia Battella. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 2006.
KLÜBER-ROSS, Elisabeth. Sobre a morte e o morrer: o que os doentes terminais têm para ensinar a médicos, enfermeiras, religiosos e aos seus próprios parentes. Tradução Paulo Menezes. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.
LACERDA, Rodrigo. Metástase. In: _____. Reserva Natural. São Paulo: Companhia das Letras, 2018. p. 169-183.
MORIN, Edgar. O homem e a morte. Lisboa: Europa-América, 1970.
VELOSO, Caetano. Circuladô. [CD]. Rio de Janeiro; Nova York: Phonogram/Philips, 1991.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 1807-9717
Indexado em: