EM BUSCA DE UM LUGAR PARA SINGULARIDADE NA GRAMÁTICA

Camilla Baldicera Biazus

Resumo


Pretende-se neste artigo, refletir sobre o sujeito em processo de ensino-aprendizagem de língua, via gramática, pensando o erro ortográfico como um movimento singular no interior desse processo. Parte-se do entendimento de que o ensino da língua, muitas vezes, torna-se obcecado em apontar o erro, reduzindo a capacidade cognitiva do sujeito à tarefa de analisar centenas de frases e de palavras erradas, a fim de que, em algum momento, consiga ser capaz de detectar aquilo que não se deve fazer. Assim, busca-se pensar a gramática não só como um espaço de aprendizado de regras e de categorias, mas também de expressão da singularidade e dedo desenvolvimento da personalidade do sujeito. A fim de alcançar esse objetivo, serão discutidas e apresentadas, num primeiro momento, algumas ideias de autores, tais como: Eduardo Calil, Gladstone Chaves de Mello e Carlos Franchi, teóricos de extrema relevância para o campo da gramática. Posteriormente, pretende-se conduzir essa discussão para o campo da Análise de Discurso, com o intuito de pensar as contribuições dessa teoria para o ensino de línguas.


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ISSN  1807-9717


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