O IDEÁRIO NEOLIBERAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM PORTAIS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO SUPERIOR SOB O “OLHAR” DA ANÁLISE DO DISCURSO (AD)

Marcos Flávio Ribeiro MENDES

Resumo


Inserida no domínio da Análise do Discurso de linha francesa (AD), este artigo, amparado em pesquisa acadêmica que culminou em dissertação de mestrado, hipotetizou existir influências de ideário neoliberal na política da educação superior no Brasil, respectivamente ao ensino na modalidade a distância (EaD). O trabalho científico tomou como objeto de análise alguns enunciados de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas do Estado de Minas Gerais, selecionadas aleatória e qualitativamente, veiculados nos sites respectivos – portal para o acesso de usuários-leitores ao conhecimento da EaD e da instituição mantenedora. Assim, ancorado na premissa bakhtiniana de que todo signo é ideológico por excelência e fundamentado em elementos teóricos da AD  orientações pecheutianas das condições de produção), o resultado revelou traços discursivos do neoliberalismo nos objetos analisados, captando vestígios do ideário capitalista neoliberal em textos dispostos nas páginas virtuais do site institucional das IES credenciadas para a EaD. Demonstrou-se marcas do interesse neoliberal no domínio da educação superior, que, de direito social, passou a ser compreendida como um produto de mercado – uma mercadoria.Não obstante, ainda corroborou-se a Análise do Discurso ser uma ciência fundamental para a pesquisa científica da língua(gem), uma vez que investiga a palavra


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ISSN  1807-9717


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