A POÉTICA BARROCA EM ÓPERA DOS MORTOS, DE AUTRAN DOURADO

Osmar Pereira Oliva (UNIMONTES), Elizabeth Marly Martins Pereira (UNIMONTES)

Resumo


RESUMO: Este artigo tem como principal objetivo discutir o sobrado e a solidão no romance Ópera dos Mortos, de Autran Dourado, a partir de elementos da poética barroca. O sobrado dos Honório Cota configurou-se para as personagens João Capistrano, Rosalina, Quiquina e Juca Passarinho como um ambiente onde a solidão foi, progressivamente, arrastando-os para a ruína. Em oposição a esse cenário, adentrar o sobrado tornou-se uma obsessão para a população da cidade. No romance, percebemos, ainda, a forma como esses narradores atribuem ao sobrado a caracterização de ser vivo, e o fato dessas atribuições se tornarem mais frequentes à medida que a protagonista Rosalina distancia-se, cada vez mais, da realidade.
PALAVRAS-CHAVE: Ópera dos Mortos; sobrado; solidão; poética barroca.

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ISSN: 1807-8591

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