A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA PESQUISA NOS CURSOS DE LETRAS: UMA PERSPECTIVA DE (RES)SIGNIFICAÇÃO DO PROCESSO EDUCACIONAL

Jocyare Souza (UNINCOR)

Resumo


Trazemos, aqui, reflexões acerca do que se estabelece no artigo 14 das Diretrizes     
Curriculares Nacionais, em que é enfatizada a necessidade de uma maior flexibilidade dos cursos de  gradua ão em Letras; esse mesmo artigo, em seu parágrafo primeiro, afirma que “a flexibilidade   abrangerá as dimensões teóricas e práticas de interdisciplinaridade, dos conhecimentos a ser em    ensinados, dos que fundamentam a ação pedagógica, da formação comum e específica, bem como dos  diferentes âmbitos do conhecimento e da autonomia intelectual e profissional”.  Interessa-nos     
compreender o deslocamento de sentido da Pesquisa Institucional – de garantia de autonomia  universitária / garantia da identidade de fundação comunitária para espaço real de produção de     conhecimento frente às relações sociais; assim como entender o funcionamento da pesquisa, isto é, o   movimento dos sentidos por ela construídos a partir de um Projeto Pedagógico de Curso.     
PALAVRAS-CHAVE: pesquisa; ensino; extensão; autonomia universitária.    


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ISSN: 1807-8591

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