A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA PESQUISA NOS CURSOS DE LETRAS: UMA PERSPECTIVA DE (RES)SIGNIFICAÇÃO DO PROCESSO EDUCACIONAL
Resumo
Trazemos, aqui, reflexões acerca do que se estabelece no artigo 14 das Diretrizes
Curriculares Nacionais, em que é enfatizada a necessidade de uma maior flexibilidade dos cursos de gradua ão em Letras; esse mesmo artigo, em seu parágrafo primeiro, afirma que “a flexibilidade abrangerá as dimensões teóricas e práticas de interdisciplinaridade, dos conhecimentos a ser em ensinados, dos que fundamentam a ação pedagógica, da formação comum e específica, bem como dos diferentes âmbitos do conhecimento e da autonomia intelectual e profissional”. Interessa-nos
compreender o deslocamento de sentido da Pesquisa Institucional – de garantia de autonomia universitária / garantia da identidade de fundação comunitária para espaço real de produção de conhecimento frente às relações sociais; assim como entender o funcionamento da pesquisa, isto é, o movimento dos sentidos por ela construídos a partir de um Projeto Pedagógico de Curso.
PALAVRAS-CHAVE: pesquisa; ensino; extensão; autonomia universitária.
Curriculares Nacionais, em que é enfatizada a necessidade de uma maior flexibilidade dos cursos de gradua ão em Letras; esse mesmo artigo, em seu parágrafo primeiro, afirma que “a flexibilidade abrangerá as dimensões teóricas e práticas de interdisciplinaridade, dos conhecimentos a ser em ensinados, dos que fundamentam a ação pedagógica, da formação comum e específica, bem como dos diferentes âmbitos do conhecimento e da autonomia intelectual e profissional”. Interessa-nos
compreender o deslocamento de sentido da Pesquisa Institucional – de garantia de autonomia universitária / garantia da identidade de fundação comunitária para espaço real de produção de conhecimento frente às relações sociais; assim como entender o funcionamento da pesquisa, isto é, o movimento dos sentidos por ela construídos a partir de um Projeto Pedagógico de Curso.
PALAVRAS-CHAVE: pesquisa; ensino; extensão; autonomia universitária.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN: 1807-8591
Indexado em: