O texto de divulgação científica e a teoria semiolinguística

Suelen Martins (UFMG)

Resumo


O texto de divulgação científica (DC) tem sido objeto de estudo de diferentes teorias linguísticas. Tomando como ponto de partida a Teoria Semiolinguística, propomos a análise de dois textos de divulgação científica que foram publicados no primeiro semestre de 2012, no caderno Equilíbrio e Saúde, no site Folha.com. Com base nos conceitos de divulgação científica e heterogeneidade mostrada e marcada em Authier-Revuz (2004), de situação de comunicação em Charaudeau (2010), bem como de interdiscurso em Maingueneau (1997), a análise coloca em tela o discurso de DC como um espaço concreto de trocas, uma encenação marcada pelo duplo espaço de significação expresso pelos circuitos interno, lugar de encenação linguageira, e externo, lugar do fazer social. Ao examinar a articulação entre as figuras do especialista da ciência, do jornalista divulgador e do público leigo com a noção de sujeito, verificamos um constante jogo de ajustamento entre as normas deste gênero de texto, de forma a aproximar público-alvo e especialista.

 


Palavras-chave


Divulgação científica; contrato de comunicação; sujeito

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



ISSN: 1807-8591

Indexado em:

                           Capes        Latindex       Harvester        Ibict       Pkp
 
 
                                        Sumarios     DOAJ      LivRe           Dialnet
 
                               EBSCO       Funadesp