A pedagogização dos corpos na obra Lucíola, de José de Alencar

Terezinha Richartz (UNINCOR)

Resumo


Em função da sua importância, “Lucíola”, de José de Alencar, é lida (ou pelo menos deveria ser) por parte significativa dos estudantes brasileiros. A obra está incluída no Conteúdo Básico Comum (CBC) de língua portuguesa, no Tema 2 do Eixo Temático III – Estilos de época na literatura brasileira e em outras manifestações culturais. Assim, o objetivo deste artigo é discutir como tal obra pode ser utilizada pedagogicamente para instruir os leitores sobre o papel que mulheres e homens devem desempenhar na sociedade. Para tanto, destaca-se que as identidades de gênero são socialmente construídas através de diversos artefatos culturais e, nesse sentido, dados apontam que “Lucíola” é uma obra rica em detalhes, a qual contribuiu (e ainda contribui) para disciplinar os corpos, especialmente os corpos femininos.

Palavras-chave


relações de gênero; Lucíola; José de Alencar.

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ISSN: 1807-8591

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