O DISCURSO DA REVISTA VEJA E A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DO PT
Resumo
Este artigo tem por objetivo investigar o discurso da revista Veja orientado para a construção da imagem do PT a partir das relações de poder entre mídia e governo no episódio do mensalão. O corpus da investigação é o editorial e a capa da revista Veja da edição 1911 de 29 de junho de 2005. O método a ser adotado é a Análise de Discurso Textualmente Orientada (ADTO), na perspectiva de Fairclough (2001) dialogando com a categoria de ideologia de Thompson (2009) e com a Semiótica Social de Kress e van Leeuwen (1996). Confirma-se, na análise, que a revista Veja contribuiu para moldar uma imagem negativa do PT. Tal moldagem se evidencia de forma preconceituosa e sem princípios éticos, com intuito de interferir nas eleições presidenciais de 2006.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN: 1807-8591
Indexado em: