PARA ALÉM DAS APARÊNCIAS: LEITURA DO DISCURSO SOBRE DEFICIÊNCIA NO ROMANCE EXTRAORDINÁRIO, DE RAQUEL JARAMILLO PALÁCIO

Terezinha Richartz (UNINCOR)

Resumo


A legislação brasileira ampliou os direitos dos deficientes e, atualmente, a inclusão escolar já é obrigatória. Destarte, tendo em vista a política de inclusão, a deficiência se tornou objeto de inúmeras discussões. Especialmente na escola, a inclusão tem gerado controvérsias, uma vez que todos os agentes sociais envolvidos no processo educativo se consideram habilitados para opinar sobre a possibilidade dos deficientes frequentarem os mesmos bancos escolares dos sujeitos chamados “normais”. Nesse contexto, como produto cultural, os livros infanto-juvenis podem contribuir para formar e informar, colaborando para a aceitação do deficiente ou para aumentar ainda mais a discriminação, indicando-se, portanto, a necessidade de observar o que está presente nas entrelinhas do discurso literário. Assim, o objetivo deste artigo é analisar o discurso da obra “Extraordinário”, destacando-se, sobretudo, como os diversos agentes sociais se posicionam em relação ao deficiente. Compreende-se que o romance aponta para a importância de se olhar além das aparências, pois a pessoa deficiente possui qualidades que, muitas vezes, são desvalorizadas porque ela não apresenta o padrão corporal apresentado como “normal”.

Palavras-chave


literatura; discurso; deficiente.

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ISSN: 1807-8591

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