PROGYMNASMATA EXERCÍCIOS RETÓRICOS PARA O ENSINO DO TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO

Helia Coelho Mello (UENF), Analice de Oliveira Martins (UENF)

Resumo


Considerando-se a necessidade atual do ensino do texto dissertativo-argumentativo nas escolas do Ensino Médio no Brasil, este artigo apresenta um modelo-piloto de atividades que exercita o espírito crítico do aluno, tornando-o capaz para a produção escrita desse gênero textual em provas de Enem. O estado do conhecimento atingido a partir dos estudos realizados pelas autoras gerou uma metodologia para o ensino dessa modalidade textual, baseada, com as devidas adaptações às circunstâncias atuais, em teoria proposta pela retórica clássica — utilização dos progymnasmata —, tendo em conta experiências paralelas realizadas nos Estados Unidos e na Europa. Esse modelo poderá ser utilizado e adaptado pelos professores de Produção Textual do Ensino Médio para complementar o ensino desse gênero textual em escolas brasileiras.

Palavras-chave


Texto dissertativo-argumentativo; Progymnasmata; Ensino Médio.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



ISSN: 1807-8591

Indexado em:

                           Capes        Latindex       Harvester        Ibict       Pkp
 
 
                                        Sumarios     DOAJ      LivRe           Dialnet
 
                               EBSCO       Funadesp