DISCURSOS CONSTRUÍDOS: NARRATIVAS ESCRITAS PELO PROFESSOR\ESTAGIÁRIO

Dione Márcia Alves Moraes (UFPA), Thomas Massao Fairchild (UFPA)

Resumo


Destacamos um estudo sobre a escrita de relatórios por professores em formação e a produção de conhecimento na universidade contemporânea. Nos relatórios, a partir do que se registrou na escola, o estagiário “recria” os acontecimentos da aula por meio da escrita, o que é uma tarefa complexa, pois requer, de um lado, a construção de um olhar analítico, e de outro, o esforço para fixar o observado na forma de um texto narrativo. A partir de Bakhtin/Volochinov (2010), Bakhtin (2015), Todorov (1973), Ducrot (1987), entre outros, analisaremos o relatório de estágio como um texto narrativo, destacando-o tanto como “história” que arrola as interações dialógicas ocorridas na aula narrada, quanto como “discurso” que representa essas interações para um leitor, por meio da escrita.  Nosso objetivo geral demonstra de que formas a produção de conhecimento está relacionada ao modo como se articulam essas duas dimensões do relato da aula (como “história” e como “discurso”), atentando especialmente para a constituição linguístico-enunciativa do discurso. Ao analisarmos um excerto de relatório, mostramos que a mobilização de determinados recursos linguísticos interferem na construção de conhecimento na medida em que prejudica a análise do papel do aluno e do professor\estagiário, produzindo um discurso de caráter monológico.

Palavras-chave


Relatórios de estágio; elementos linguísticos; discursos; produção de conhecimento.

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ISSN: 1807-8591

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