O POTENCIAL DE MINAS GERAIS NO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA INTERCULTURAL DOS ALUNOS DE PLAc

Eric Júnior Costa (CEFET-MG), Flávia Campos Silva (CEFET-MG)

Resumo


Em um contexto de globalização caracterizado por intensos fluxos migratórios, temos presenciado uma reestruturação nos projetos de ensino de Língua Não Materna (LNM), cada vez mais alicerçados em princípios da internacionalização da educação. As configurações que temos hoje, estão estruturadas para além de uma abordagem linguístico-discursiva e se orientam por meio do desenvolvimento da competência intercultural dos aprendizes. Em meio a esse cenário, o presente artigo pretende refletir sobre a dinâmica de funcionamento do Português como Língua de Acolhimento (PLAc) no Brasil, especificamente no CEFET/MG, a partir da exploração da tríade em que o mesmo é elaborado: dimensão internacional, conhecimentos globais, contexto local. Tal reflexão será feita a partir de uma prática realizada com os alunos do PLAc do CEFET/MG, no 2º semestre de 2018, intitulada Esquema da mineiridade – uma atividade que  articulava conteúdos global e local para, evidenciando a diversidade e a produção de saberes em diferentes culturas, ensinar o português. A prática superou as expectativas iniciais, uma vez que além dos avanços no processo de aprendizagem da Língua Portuguesa, pudemos observar movimentações nos posicionamentos discursivos em relação à cultura do outro.


Palavras-chave


Migrações; Internacionalização; PLAc; Competência intercultural

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ISSN: 1807-8591

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