GRUPOS MINORITÁRIOS, CULTURA E EDUCAÇÃO: DESAFIOS À FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
Considerando que muitas vozes são invisibilizadas ou, quando representadas, aparecem de forma secundária ou enfraquecida ou estereotipada, como a de negros, homossexuais, indígenas, mulheres, pobres, na cultura brasileira, este artigo aborda a relação entre educação e representação cultural de grupos minoritários. Para isso, o estudo elege a representação do pobre como elemento central de análise e examina dois objetos culturais, o romance Vidas secas e o filme Carandiru. O trabalho discute a interlocução entre cultura e educação – especialmente no que tange à formação docente na educação básica – e defende o quanto a formação de professores precisa estar atenta aos processos de exclusão de vozes minoritárias e reflete sobre as possíveis implicações de uma prática que desconsidera a presença, a identidade e importância de grupos minoritários na sociedade brasileira.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN: 1807-8591
Indexado em: