GRUPOS MINORITÁRIOS, CULTURA E EDUCAÇÃO: DESAFIOS À FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Ana Paula Teixeira Porto (URI), Luana Teixeira Porto (URI)

Resumo


Considerando que muitas vozes são invisibilizadas ou, quando representadas, aparecem de forma secundária ou enfraquecida ou estereotipada, como a de negros, homossexuais, indígenas, mulheres, pobres, na cultura brasileira, este artigo aborda a relação entre educação e representação cultural de grupos minoritários. Para isso, o estudo elege a representação do pobre como elemento central de análise e examina dois objetos culturais, o romance Vidas secas e o filme Carandiru. O trabalho discute a interlocução entre cultura e educação – especialmente no que tange à formação docente na educação básica – e defende o quanto a formação de professores precisa estar atenta aos processos de exclusão de vozes minoritárias e reflete sobre as possíveis implicações de uma prática que desconsidera a presença, a identidade e importância de grupos minoritários na sociedade brasileira.

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ISSN: 1807-8591

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