A CULTURA SOB O VIÉS DE MICHEL DE CERTEAU

Tânit Camargo Cristina Miranda Camargo Ferreira, Jocyare Cristina Pereira de Souza

Resumo


 RESUMO:

A busca por melhores caminhos para o ensino da cultura e história locais depende, primeiramente, de uma compreensão mais apurada da própria cultura que se pretende ensinar; dissociada, em um primeiro momento, da atividade educacional, que já abarca seus próprios desafios. Não fosse assim, seria difícil, senão impossível, chegar a uma perspectiva satisfatória e, de alguma forma, inspiradora acerca da cultura local. Por esse motivo, buscou-se na obra: A Cultura no Plural, de Michel de Certeau, a referida perspectiva. Em um primeiro momento entenderemos sobre a “cultura no singular”, trazendo à baila duas personagens: a população em massa e as autoridades. Em um segundo momento, veremos o que seria a “cultura no plural” e a sua relevância para que a educação brasileira seja realmente libertadora, atendendo a realidade da diversidade cultural, dando visibilidade e voz a todos os integrantes dela.


Palavras-chave


Educação, Cultura local/regional, Diversidade.

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Referências


REFERÊNCIA:

CERTEAU, Michel de. A cultural no plural. Campinas: Papirus, 1995.


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ISSN: 1807-8591

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