O LAMENTO DA FIGURA MATERNA NA CANÇÃO DE CHICO BUARQUE: CONTRA O SILÊNCIO E A OPRESSÃO

Micheline Mattedi Tomazi (UFES)

Resumo


A proposta deste artigo é apresentar uma leitura interpretativa da letra da canção “Angélica”, de Chico Buarque, procurando resgatar no jogo enunciado-enunciação, os traços linguísticos que marcam a presença dos sujeitos enunciadores na produção discursiva da canção. No referido poema, acreditamos que ao se constituir, o sujeito da enunciação institui o seu interlocutor e o referente direcionando o sentido para uma denúncia contra o silêncio imposto no contexto histórico da ditadura, construindo no enunciado poético da canção um documento histórico de uma época. Apoiamos nossa análise interpretativa nos trabalhos de Bakhtin (1999), Benveniste (1989-1995), entre outros, que contribuem de alguma forma, para o resgate das estratégias linguísticas que direcionam o sentido da canção para uma dimensão histórica e social.


Palavras-chave


Enunciado; Enunciação; MPB; Subjetividade; Ditadura

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ISSN: 1807-8591

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