O ÉTHOS DO SUJEITO DIVULGADOR NO CAMPO DISCURSIVO RELIGIOSO MIDIÁTICO
Resumo
Este trabalho se ampara no desenvolvimento da noção semiótica de estilo com a operacionalização da noção de éthos proposta por Discini (2004). Procuramos agregar a noção de estilo enquanto éthos, tom de voz, caráter e corporalidade depreensível de uma totalidade de discursos (Discini, 2004), ao ponto de vista tensivo proposto por Zilberberg (2006) em referência às noções de estilo ascendente e descendente estabelecidas pelo autor. Pretendemos, dessa forma, delinear de forma mais abrangente o modo de presença dos enunciados enfeixados pelo discurso de divulgação religiosa midiática e, por conseguinte, do próprio discurso religioso. Nosso trabalho espera contribuir com o exame da própria esfera de circulação do sentido religioso, ou seja, com reflexões a respeito do discurso religioso, como enunciado, enunciação, éthos, estilo e aspecto.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN: 1807-8591
Indexado em: