CARTILHA ILUSTRADA COM ALGUNS ANIMAIS NATIVOS DO CERRADO: um material paradidático de ciências, para estudantes de escolas públicas de Esmeraldas – MG
DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.4205
Resumo
A carência de informações sobre a fauna nativa é uma característica marcante nos livros didáticos de ciências adotados pela rede pública do Brasil. A falta de materiais didáticos e paradidáticos contextualizados cria uma lacuna e uma fragmentação do conhecimento dos alunos nas escolas públicas. Buscamos fornecer subsídios para melhorar alguns aspectos do ensino de ciências na rede pública através da produção e da utilização de uma cartilha ilustrada com alguns animais nativos do Cerrado, inserindo assim um tema fundamental para a valorização e a proteção ambiental.Esse material foi distribuído em duas escolas públicas estaduais, levando em consideração a realidade de cada escola. Para a elaboração da cartilha, procuramos conhecer as concepções dos estudantes, analisando questionários relativos aos animais nativos, bem como as concepções de professores, através de entrevistas que objetivavam verificar a abordagem do tema “fauna nativa” nos livros didáticos de 6º e 7º anos finais do ensino fundamental. Após a utilização do material proposto, verificou-se um melhor entendimento sobre a biodiversidade nativa do Cerrado e um aumento perceptível nas citações de animais nativos nos questionários aplicados aos estudantes.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.4205
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Indexado em:
ISSN: 1517-0276
EISSN: 2236-5362