O ACONTECIMENTO DO “ENSINO BILÍNGUE”: REPRESENTAÇÕES DA LÍNGUA INGLESA ENTRE MEMÓRIAS E POLÍTICAS

Laura Fortes (USP)

Resumo


A memória da língua inglesa como “língua internacional” predomina nas representações do ensino dessa língua no Brasil, sendo constituída por um processo histórico que instaurou sua paulatina desoficilização. É nesse espaço de memória que vem se inscrever o acontecimento do “ensino bilíngue” (português/inglês), que, ao ser discursivizado, entra em uma cadeia de regulação dos enunciados, constituindo novos sentidos e novas posições para os sujeitos. Neste artigo, apresentaremos análises parciais de nossa pesquisa de doutorado em andamento, buscando contemplar alguns dos efeitos de sentido produzidos nesse processo de discursivização. Concluímos que tal análise poderá ampliar nossas reflexões sobre o processo de estabilização de sentidos do “ensino bilíngue”, bem como suas implicações para as políticas de línguas em funcionamento no sistema educacional brasileiro.


Palavras-chave


ensino bilíngue; acontecimento; memória; políticas de línguas

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



ISSN: 1807-8591

Indexado em:

                           Capes        Latindex       Harvester        Ibict       Pkp
 
 
                                        Sumarios     DOAJ      LivRe           Dialnet
 
                               EBSCO       Funadesp